Especial do D.O.: Assentamento de Itapeva promove curso sobre agricultura familiar

Produtores e estudantes terão oportunidade de trabalhar na assistência técnica de seus lotes

qui, 18/12/2003 - 10h48 | Do Portal do Governo

As escolas agrícolas estaduais vão oferecer, no ano que vem, curso técnico dirigido à agricultura familiar. Esse é um projeto elaborado e desenvolvido por uma parceria entre o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, responsável pelas políticas agrária e fundiária do Estado.

O projeto-piloto será executado na escola do Centro Comunitário da Água Azul do assentamento Pirituba 2, nos municípios de Itapeva e Itaberá, sudoeste paulista.

Produtores e estudantes terão a oportunidade de trabalhar na assistência técnica e de melhorar a produção de seus lotes, gerando renda e mantendo o agricultor no campo. Todo o conteúdo das aulas está direcionado ao ensino de métodos e tecnologias adaptados ao sistema de agricultura familiar.

O agente de produção animal pode promover e auxiliar o controle zootécnico em criações, adotar práticas de melhoramento genético em criações, realizar e controlar atividades de abate, ordenha, e de processamento de produtos de origem animal, executar e supervisionar o manejo diário das criações, e de comercializar matérias-primas e produtos finais agroindustriais.

Profissional responsável

O perfil de um agente de produção vegetal é o de um profissional responsável por impulsionar e auxiliar o controle fitossanitário nas culturas, adotar práticas de melhoramento genético, executar e supervisionar práticas relativas ao plantio e comercializar matérias-primas e produtos finais agropecuários, resultantes do processamento agroindustrial. Para 2004, está previsto o desenvolvimento dessa habilitação em escolas técnicas de Presidente Prudente e de Rancharia, no Pontal do Paranapanema.

As inscrições para as 30 vagas nas aulas de agente de produção animal e 30 no curso de agente de produção vegetal estão abertas até amanhã. Para concorrer a uma vaga basta ter concluído a 1ª série do ensino médio.

SERVIÇO:
Inscrições na Escola Estadual do Bairro Engenheiro Maia, em Itaberá, ou na Escola Municipal Franco Montoro, que fica na Agrovila 1 do Assentamento Pirituba 2, em Itapeva. Horário: das 8 às 17 horas.
É preciso levar documento de identidade e um comprovante de escolaridade, que pode ser o histórico escolar ou o certificado de conclusão de curso. A taxa de inscrição é de R$ 5. A prova de seleção será realizada no dia 18 de janeiro. A primeira aula será no dia 6 de fevereiro

Murilo Hildebrand-Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)