Especial do D.O.: Artesãos da Sutaco expõem peças de barro no Sesc Pompéia

Até 31 de agosto, haverá oficinas de manipulação de argila, shows e peças infantis

qua, 18/06/2003 - 12h06 | Do Portal do Governo

As obras dos artesãos apoiados pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), estão participando da mostra “Do Barro ao Barro”, no Sesc Pompéia, na capital. Os interessados podem visitar a exposição até 31 de agosto e participar de oficinas de manipulação de argila, assistir a shows musicais, jogos infantis e apresentações de ritmos regionais.

A exposição é dividida em três módulos independentes e sucessivos. O primeiro, encerrado ontem, fez uma genealogia do barro. Foram apresentados, por meio de cenografia, a evolução do uso do material desde a antigüidade, passando pelas grandes civilizações do Oriente e Ocidente, produção indígena panamericana e utilização do material no Estado.

O segundo módulo, de 24 de junho a 17 de agosto, vai expor fotos inéditas de igrejas paulistas construídas em taipa de pilão. O conjunto integra o livro “Igrejas Paulistas: Barroco e Rococó” do professor Percival Tirapeli. O público visitará 11 oratórios. No interior de cada um, há um santo de um metro de altura decorado com flores, evocando o sincretismo religioso.

O terceiro módulo, será apresentado entre 27 de junho e 31 de agosto. É um espaço cenográfico, composto por alpendre, forno construído com tijolos refratários, pipa, painel fotográfico e cruzeiro.

O visitante poderá conhecer uma antiga vila paulista. São duas casas sertanejas. A primeira é construída em pau a pique, de tamanho real, com dois cômodos: cozinha com fogão a lenha e quarto. A segunda será erguida em mutirão, pelos visitantes. Eles irão cobrir os cômodos de barro e terminar a construção com telhas coloniais.

O papel da Sutaco

A proposta da Sutaco é promover e valorizar o artesanato paulista e criar oportunidades de geração de emprego e renda no Estado. Contribui também para preservar formas tradicionais de expressão do povo brasileiro.

A Sutaco cadastra profissionais de São Paulo e emite a Carteira de Identidade do Artesão. O documento reconhece a atividade e credencia os portadores. Para conseguir a regulamentação, o artesão deve apresentar peças e comprovar a confecção à uma equipe de profissionais especializados com relação à técnica, matéria-prima, entre outros aspectos.

Os cadastrados dispõem do serviço de emissão de nota fiscal a seus clientes. Esta facilidade regulamenta e facilita a comercialização das peças. Além disso, recebem apoio institucional e têm a possibilidade de participar de feiras e exposições no Brasil e Exterior, com a manutenção de pontos de venda permanentes em diversos municípios de São Paulo. Além disso, a Sutaco presta assistência jurídica para formação de associações, cooperativas e núcleos de produção artesanal.

A entidade já cadastrou 26 mil pessoas e registou 139 entidades no Estado. Suas ações estão centradas nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Litoral, com destaque para os municípios de Taubaté, Apiaí, Barra do Chapéu, Itaoca e São Sebastião.

SERVIÇO
Sutaco
Avenida Angélica, 2582 – Higienópolis – Capital
Tel. (11) 3311-1211
Loja em São Paulo: Estação República do Metrô

Rogério Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)