Especial do D.O.: Arquivo do Estado amplia horários de atendimento

Usuários poderão utilizar os serviços das 9 às 17 horas, de terça a domingo, inclusive feriados

qua, 22/01/2003 - 13h00 | Do Portal do Governo

A partir do próximo dia 25, o Arquivo do Estado (AE) funcionará com novos horários de atendimento. O público poderá utilizar seus serviços das 9 às 17 horas, de terça-feira a domingo, inclusive feriados. A medida atende antiga reivindicação de estudantes e pesquisadores.

Os interessados podem consultar as seções da biblioteca, manuscritos e jornais, livraria histórica, acervo do Departamento de Ordem Política e Social (Deops) e setor iconográfico.

O que é o Arquivo do Estado

O Arquivo do Estado é ligado à Secretaria de Estado da Cultura e preserva documentos de valor histórico da administração estadual. Define diretrizes, normas e procedimentos de gestão de documentos. Consta do acervo o mais antigo documento público estadual: o inventário de um sapateiro, datado de 1573.

O AE mantém convênios com universidades e instituições governamentais e de pesquisa, como o Ministério Público Estadual, Imprensa Oficial, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp), Associação de Arquivistas de São Paulo e instituições nacionais e estrangeiras.

Está localizado na Zona Norte da Capital, na Rua Voluntários da Pátria, 596, na frente da estação Tietê do Metrô. Oferece cursos, oficinas e visitas monitoradas para interessados da área acadêmica e servidores públicos.

Serviço:
Sistema de Arquivos do Estado (Saesp) – www.saesp.sp.gov.br
Correio eletrônico – arquivoestado@sp.gov.br
Agendamento de visitas – Tel. (11) 6221-4785

Da Agência Imprensa Oficial

A.M.