Especial do D.O.: Acessa São Paulo vai entrosar comunidades com a informática

Meta é possibilitar a inclusão digital da periferia da Capital e Interior e desenvolver projetos sociais

qui, 24/04/2003 - 12h01 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


O Acessa São Paulo, programa de inclusão digital resultante da ação conjunta entre a Casa Civil e a Imprensa Oficial do Estado, com a infra-estrutura da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), lança a Rede de Projetos para atender as comunidades carentes que necessitam da informática para desenvolver projetos sociais.

Para o novo programa, foram criados nove Conselhos Locais (CLs) que abrigam 11 infocentros cada. Até o final do mês, os conselhos estão com as inscrições abertas a instituições como associação de moradores, grêmios e entidades carentes que pretendam desenvolver projetos. O prazo para preenchimento do formulário depende das datas estabelecidas pelos conselhos de São Paulo.

O coordenador do programa, Fernando Guarnieri, disse que o entrosamento de entidades comunitárias com a informática propicia uma série de possibilidades necessárias ao desenvolvimento social. “As instituições terão seus projetos aprovados pelos CLs para que tenham acesso aos infocentros desde que as propostas resultem em impacto positivo na comunidade. Levam-se em consideração o número de pessoas atingidas e o menor tempo de uso dos computadores.”

Atrair mais atividades

Cada conselho será responsável pela seleção, aprovação, premiação e divulgação dos projetos comunitários inscritos. E selecionarão de cinco a dez projetos por infocentro.

Para exemplificar, o coordenador citou a aprovação do projeto da entidade Criança Feliz, situado na zona sul da cidade e pertencente ao CL 9. Afirmou que essa instituição precisava da informática para confeccionar cartazes, apostilas de cursos profissionalizantes na área de panificação e gerenciamento da microempresa.

“Um dos motivos da criação dos Conselhos Locais, ocorrida em março, é aumentar a taxa de ocupação dos infocentros e atrair mais atividades que beneficiem a população e instituições”, ressalta.

Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo foi criado em julho de 2000. Com o apoio de empresas privadas, prefeituras e entidades comunitárias, o objetivo é possibilitar a inclusão digital da população da periferia da Capital e Interior.

Desde sua implantação, até hoje, já foram realizados mais de 2,7 milhões de atendimentos, sendo, aproximadamente, 300 mil por mês. São 58 infocentros na periferia da Capital, 12 nos postos públicos de grande circulação e outros 58 no Interior.

SERVIÇO
Outras informações: www.acessasaopaulo.sp.gov.br
ou pelo telefone 3745-3800

Viviane Santos

(AM)