Especial: Diminui índice de cárie dentária em São Paulo

Resultados de estudos realizados pela Secretaria da Saúde serão apresentados nesta quarta-feira, 6

ter, 05/11/2002 - 9h15 | Do Portal do Governo

Resultados de estudos realizados pela Secretaria da Saúde, pelo Centro Técnico de Saúde Bucal, em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, serão apresentados no evento ‘A Saúde Bucal no Estado de São Paulo’, nesta quarta-feira, 6 de novembro, a partir das 8h30, no Centro de Convenções Rebouças.

A pesquisa abrangeu a Capital e 35 municípios do Interior. O estudo aponta que a cárie dentária é uma doença que pode ser controlada e que houve considerável redução nos índices de ocorrência entre os escolares. Levantamentos anteriores, realizados em 1998, apontavam queda de 48% nas ocorrências da doença entre crianças de 12 anos de idade, comparados aos dados de 1992.

Livre da cárie

Em 2002, o mesmo estudo indicou uma redução de 32%, em relação a 1998. Observou-se, ainda, que 77% dos bebês (crianças com idade entre 18 e 36 meses) estão livres de cárie e que 45% das crianças com cinco anos não apresentaram a doença este ano. Em 1998 esse índice foi de 39%. São Paulo alcançou a meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a faixa de 12 anos de idade que prevê índice de até três dentes cariados por criança.

No Estado, esse índice foi de 2,5%. Foi observado que o índice de cáries em crianças é menor em municípios com água fluoretada. Outras doenças bucais que atingem as várias faixas etárias também foram examinadas e serão apresentadas no evento.

Serviço:
Data: Quarta-feira, dia 6 de novembro de 2002
Horário: das 8h30 às 17 horas
Local: Centro de Convenções Rebouças – Av. Rebouças, 600 – São Paulo-SP

Da Agência Imprensa Oficial