Especial: Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes produz e fixa preços de insumos

Objetivo Garantir abastecimento de sementes e mudas de qualidade aos produtores rurais do Estado

sex, 27/09/2002 - 10h15 | Do Portal do Governo

O Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), integrante da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati), estabelece novos preços de venda de sementes para os agricultores. Os valores são determinados a partir do custo de produção dos insumos. Portaria com a nova tabela está publicada no Diário Oficial do Estado edição desta sexta-feira, dia 27.

A proposta do DSMM é assegurar o fornecimento de sementes e mudas de qualidade aos produtores rurais do Estado. O foco principal são matrizes para as culturas de alimentação básica: arroz, feijão, milho, trigo, soja, fruticultura e mudas para reflorestamento.

O destino são os pequenos agricultores familiares que conseguem preços menores do que os encontrados na iniciativa privada.
As sementes são resultado de pesquisa científica nas áreas de genética, fisiologia, controle laboratorial e sanitário, entre outros. O principal desafio é aumentar a capacidade germinativa dos grãos.

Centros de produção

A sede do DSMM está localizada em Campinas e tem quatro centros técnicos: produção de sementes, mudas, avaliação e laboratório central. Os insumos são desenvolvidos em 21 núcleos de produção, 15 de sementes e seis de mudas. As sedes estão fixadas em Aguaí, Águas de Santa Bárbara, Araçatuba, Ataliba Leonel (fazenda na região de Manduri), Avaré, Bauru, Fernandópolis, Ibitinga, Itaberá, Itapetininga, Lucélia, Marília, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Bento do Sapucaí, São José do Rio Preto, Santo Anastácio, Taubaté e Tietê.

O DSMM mantém à disposição 550 pontos de venda no Estado. Os insumos podem ser encontrados nos núcleos de produção, casas da agricultura, cooperativas e associações de produtores rurais.

Mais informações estão disponíveis no site: www.cati.sp.gov.br

Rogério Silveira
Da Agência Imprensa Oficial