Especial D.O.: Sabesp e comunidade são parceiros na despoluição das praias de São Sebastião

União de esforços busca corrigir os principais problemas que reduzem a balneabilidade das praias da região

qua, 20/10/2004 - 10h32 | Do Portal do Governo

Iniciado em outubro de 2003, o Programa de Despoluição de Praias de São Sebastião, resultado da parceria entre a prefeitura, a Sabesp e a comunidade local, tem por objetivo identificar os principais problemas que originam a não-balneabilidade das praias. A ação se estende desde o bairro de São Francisco da Praia até o Balneário dos Trabalhadores, região central que conta com 86,8 % de cobertura do sistema de esgotamento e tratamento de esgoto.

Os participantes do projeto têm realizado estudos e reuniões sistemáticas para buscar soluções que permitam garantir a balneabilidade das praias em todos os períodos do ano. Entre as ações estão a execução de todas as ligações possíveis (não solicitadas); a elaboração de soluções junto ao Ministério Público e a prefeitura para a solução das ocupações irregulares; a eliminação de todo o tipo de extravasão, seja por obstrução na rede coletora, ou lançamento clandestino de esgoto oriundo de logradouros não públicos; e a eliminação de lançamentos de águas pluviais no sistema de coleta de esgotos.

Além dessas medidas, um dos principais focos do programa é difundir conceitos de educação ambiental entre a população. De acordo com a Sabesp, a comunidade está sendo informada dos problemas existentes por meio das Sociedades de Amigos de Bairros. Os moradores que não fizeram ligações de esgotos ou necessitam de pequenos trechos de rede estão sendo conscientizados da importância dessa providência.

Os resultados do programa são positivos e se refletem na colaboração da comunidade e na melhoria gradativa da balneabilidade das praias no município neste ano, com relação ao ano passado, conforme laudo da Cetesb.

Investindo em saneamento – As condições das praias melhoraram bastante desde 1995, com o lançamento do Programa Compromisso com a Vida, em atendimento às metas do governo do Estado de São Paulo. Nesse período, foram investidos cerca de R$ 101,5 milhões em infra-esturtura sanitária em São Sebastião, o que possibilitou a elevação na questão de esgotamento sanitário do patamar de 15% para valores acima de 30%, em 2004. Todos os esgotos coletados são 100% tratados. Hoje, 55% das ligações de água estão com esgotos disponíveis e 100% tratados.

Mas o saneamento não é o único problema que interfere na qualidade das águas. A busca por praias limpas muitas vezes esbarra em obstáculos como a falta de um sistema de drenagem de águas pluviais, ocupações irregulares, ligações clandestinas de esgotos e o desconhecimento da comunidade sobre os conceitos de educação ambiental, principalmente a questão do lixo urbano.

Os investimentos realizados entre 1995 e 2003 contribuíram para a redução dos indicadores de mortalidade infantil (a taxa caiu de 24,75 para 15,32 para cada mil crianças nascidas vivas) em decorrência de doenças de veiculação hídrica.

Empresa investe em projeto de eficiência energética

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria Estadual de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, instalou um novo conjunto de motobomba no Booster Vila Jaguara, responsável pelo bombeamento de água para os reservatórios de Osasco, Carapicuíba e Barueri, na região metropolitana da capital.

O novo equipamento atende às demandas por água da população com redução do consumo de energia elétrica e oferece mais eficiência na distribuição para os pontos mais distantes do sistema. O Centro de Controle da Operação é responsável pela supervisão de todo o sistema de abastecimento da Grande São Paulo e determina a necessidade de envio de água conforme o consumo na região. Assim, garante regularidade no abastecimento e economia significativa em energia elétrica – a segunda maior despesa da Sabesp.

O equipamento integra um novo programa de gerenciamento do sistema, chamado de Racionalização do Uso e Redução de Gastos com Energia Elétrica. Ele é realizado em parceria com as empresas concessionárias de energia. Juntas, essas empresas – Eletropaulo, Bandeirante e Elektro –investem na modernidade e adequação de equipamentos para a melhoria das instalações. A iniciativa atende às resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelecem a obrigatoriedade das concessionárias a investir em programas para a conservação de energia elétrica.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp
Da Agência Imprensa Oficial