Especial D.O.: popular arroz com feijão pode proteger contra câncer de boca

Essa é a constatação de uma tese de doutorado defendida na Faculdade de Saúde Pública da USP

sex, 12/12/2003 - 12h48 | Do Portal do Governo

O consumo freqüente de arroz e feijão pode proteger o organismo contra o câncer oral. Essa é a constatação da nutricionista Dirce Maria Lobo Marchioni defendida em sua tese de doutorado Fatores dietéticos e câncer oral: um estudo caso-controle na região metropolitana de São Paulo, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O estudo concluiu que o consumo de massas, feijão, frutas, e vegetais também pode trazer o mesmo efeito.

Para realizar o trabalho, a nutricionista analisou informações de 845 pacientes (366 casos de câncer oral e 469 controles) de sete hospitais públicos do município de São Paulo. Os entrevistados foram homens com mais de 40 anos, que nesta idade estão relacionados à maioria dos casos da doença, de acordo com estudo internacional coordenado pela Agência Internacional para a Pesquisa, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Verifiquei que o consumo freqüente de arroz e feijão, característico do povo brasileiro (apesar de estar diminuindo nos últimos anos), pode prevenir o câncer, independentemente de fatores de risco como o fumo e a ingestão de álcool”, afirma a nutricionista, acrescentando: “A constatação exata desses indícios depende de novas e mais aprofundadas pesquisas”.

Mulheres: menor índice

Uma equipe de pesquisadores está realizando esse mesmo estudo nas cidades de Pelotas (RS), Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Essas informações serão cruzadas com as da nutricionista da USP para verificar se os resultados obtidos são uma tendência nacional ou apenas paulista.

De acordo com registros da ocorrência da doença no Brasil, no ano de 1993, a incidência de câncer de boca e de faringe foi de 25,3 casos em 100 mil homens e 4,9 casos em 100 mil mulheres. Este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa de novos doentes no Estado de São Paulo é de 16,21 para 100 mil homens e 4,92 para 100 mil mulheres. No Brasil, o câncer de língua (entre os casos de câncer oral) é o mais freqüente e a taxa de sobrevida, de cinco anos, é considerada baixa.

Dicas de alimentação para prevenção

– Alimentar-se freqüentemente de vegetais e frutas
– Manter um consumo regular de arroz e feijão
– Habituar-se a uma alimentação variada
– Não abusar de carnes vermelhas e embutidos (alimentos ricos em gordura saturada)
– Não abusar do açúcar e derivados

Cuidados especiais

– Se o dentista constatar ou a própria pessoa perceber qualquer tipo de lesão na boca, deve procurar o médico imediatamente
– Dificuldades de deglutição podem ser indício de problemas. Procure um especialista.

Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)