Especial D.O.: Governo apóia modernização da administração pública no Estado

Prêmio Gestão SP identificará as ações que agregam novidade, qualidade e efetividade à administração

qua, 11/08/2004 - 9h05 | Do Portal do Governo

O Prêmio Gestão SP – Inovações em Gestão Pública no Estado de São Paulo identificará as ações que agregam novidade, qualidade e efetividade à administração pública paulista. O prêmio é uma iniciativa conjunta da Casa Civil e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). “O objetivo é apoiar a modernização da administração no Estado, motivando os servidores e valorizando os trabalhos por eles desempenhados, além de possibilitar a divulgação desses esforços e a troca de experiências. É a chance de lhe dar o justo reconhecimento que, com espírito público e competência, desenvolvem e executam as ações do governo paulista”, declarou o secretário-chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira.

Os vencedores, que serão conhecidos no final do ano, receberão prêmios equivalentes a R$ 8 mil, a serem investidos no projeto ou na qualificação da equipe. Depois de inscritos, os trabalhos serão analisados por comissões julgadoras, que avaliarão se as subcomissões estão de acordo com as exigências estabelecidas.

Os qualificados, independentemente de sua classificação, receberão certificado de participação. As bancas de julgamento são formadas por especialistas e pesquisadores de notório reconhecimento em gestão pública e tecnologia da informação e comunicação, selecionados pela coordenação do prêmio. Os nomes dos jurados não serão revelados até a divulgação dos vencedores para garantir que o processo de julgamento não sofra influência ou interferência externa.

Serão considerados, como critérios, a relevância social do tema e do objetivo, o caráter inovador, a relação custo/benefício, a efetividade dos resultados, a possibilidade de multiplicação e o desenvolvimento de parcerias com outras entidades dos setores público, social ou privado. Como o objetivo é a troca de experiências em gestão pública, o material passará a fazer parte de um banco de dados para consulta de interessados. Os trabalhos poderão ser divulgados por meio de revistas, publicações ou seminários, de acordo com o regulamento disponível no site.

Modernização e tecnologia

Podem participar atividades ou projetos que tenham pelo menos seis meses de instalação e resultados verificáveis. Todos devem se qualificar nas categorias Modernização da Gestão Pública e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

As equipes precisam ter, no mínimo, dois servidores e não há limite máximo de pessoas inscritas por equipes. Caso o programa tenha parcerias com organizações da sociedade civil ou empresas, a inscrição será feita pelo órgão público ou secretaria estadual. Se o acordo for entre órgãos estaduais, a escolha de qual dos parceiros os representará caberá à equipe.

Quando o programa for custeado por uma instituição do governo e desenvolvido sob contrato por empresa ou organização da sociedade civil, quem concorre ao prêmio é o setor público e não o privado. Na primeira categoria disputam trabalhos que se qualifiquem nos assuntos desburocratização (ações de racionalização dos processos administrativos que busquem maior eficiência e agilidade no serviço), eficiência no uso dos recursos (melhorias na aplicação das verbas), atendimento ao cidadão (ações direcionadas à qualidade do serviço prestado) e gestão de recursos humanos (ações voltadas à valorização da carreira do funcionário).

Em Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser inscritos trabalhos sobre infra-estrutura (ações para a melhoria dos recursos básicos de tecnologias da informação e comunicação no Estado), transações internas (desenvolvimento e integração de processos e sistemas de informação intersetoriais), negociações para a sociedade (expansão da oferta de serviços eletrônicos a cidadãos, servidores, fornecedores e outros níveis de governo) e inclusão digital (que qualifiquem as pessoas para o exercício efetivo da sua cidadania, por meio do uso de recursos de tecnologias da informação e comunicação).

As inscrições devem ser feitas pelo site www.premiogestao.sp.gov.br até o dia 30. “Ao incentivar a participação no Prêmio Gestão SP, estamos prestigiando o servidor paulista e impulsionando o governo para um novo padrão na gestão pública e prestação de serviços ao cidadão”, acrescentou Arnaldo Madeira.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)