Especial D.O.: Ações de articulação social promovem cidadania nas zonas Leste e Sul

5ª Mostra Sul, projeto realizado em parceria com órgãos da administração estadual e entidades privadas, será realizada em setembro

qui, 26/08/2004 - 9h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) programou para os dias 11 e 12 de setembro a 5ª Mostra Sul, projeto realizado em parceria com órgãos da administração estadual e a participação de entidades privadas com o objetivo de promover articulação social nas regiões mais populosas e carentes da capital. O evento será realizado no Espaço Criança Esperança, no Jardim Ângela. No ano passado, realizada no mesmo local, a mostra atraiu 25 mil pessoas.

Com o objetivo de atender a todas as áreas da capital, a secretaria realizou no começo deste mês a 1a Mostra Leste, oferecendo a emissão de documentos, exames de saúde e orientação jurídica prestada por advogados da OAB, além da possibilidade de participar de diversas ações sociais, atividades de lazer e oficinas culturais.

O evento se desenvolveu durante todo o dia nos estandes, salas e espaços do Clube da Turma Itaquera, entidade das Obras Sociais Dom Bosco (coordenada pelo padre Rosalvino), da Creche Marista Itaquera I e do Poupatempo Itaquera. Teve o apoio das secretarias de Estado da Casa Civil, Saúde, Cultura, Fazenda, Habitação, Segurança Pública, Justiça e Defesa da Cidadania, Agricultura e Abastecimento, Emprego e Relações do Trabalho, Transportes Metropolitanos, Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, assim como de instituições locais.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães, disse que a mostra é importante para integrar as ações das instituições, estimular a convivência entre elas e possibilitar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos: “É um tipo de atividade que traz a comunidade para participar, conhecer e trocar experiências. Isso é muito bom para construir um Estado melhor e uma população solidária.”

Causa comum

Importante liderança da região, o padre Rosalvino destacou: “Pelo fato de estarmos numa região carente, onde os serviços de atendimento à população às vezes não funcionam adequadamente, os exames disponíveis, como os de audiometria, diabetes e oftalmologia são de fundamental importância para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.

O vice-governador Cláudio Lembo ressaltou a contribuição da mostra para o bem-estar da comunidade: “Aqui sentimos vivamente que todos estão reunidos e trabalhando por uma causa comum. É assim que podemos criar um Brasil novo”. Ao anunciar a distribuição de centenas de livros de literatura aos presentes, a secretária da Cultura, Cláudia Costin, elogiou a participação da comunidade. “Hoje é dia de festejar esse trabalho maravilhoso”, declarou.

O governo do Estado, por meio da Seads, doou o terreno para a construção do prédio do Clube da Turma. Nesse local foi inaugurada uma clínica odontológica, cujos serviços serão oferecidos por alunos do 5º ano da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). A sala foi batizada com o nome de Lila Covas, que também compareceu ao evento.

Aprovação dos moradores

No estande da Secretaria da Cultura, Andréa Aparecida Cesário ganhou a obra A convivência do escritor com o vírus da aids. Sua filha, Paloma Cristina, 10 anos, 4a série do ensino fundamental, adquiriu Quem conta um conto?. Apesar de gostar muito de ler, a mãe da garota disse não ter condições de comprar livros porque são caros e está desempregada há dois meses. “Estou encantada com tudo. Achei o desempenho dos médicos e a facilidade para fazer exames excelentes”, relata dona Andréa. Orgulhosa, a menina exibe seus cabelos que foram cortados de graça e aguarda para fazer escova.

Representando o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, 15 integrantes do grupo Nova Percussão Tabor fizeram apresentações musicais nas dependências da creche. Um dos membros, Willian Ferreira Dias, 13 anos, 6a série, mora na Vila Eugênia, em São Mateus. Para ele, o evento mais parecia uma universidade por reunir tanta gente e tanta coisa diferente.

Marli Marin de Oliveira, 39 anos, está cursando Corte e Costura na Dom Bosco, e lá foi informada da atividade. Fez exames de sangue para anemia, diabetes, mediu a pressão arterial e assistiu à exibição do Coral Projeto Guri. “É muito bom. É mais fácil a gente fazê-los aqui porque o resultados saem na hora. Acho que esse evento deveria se repetir sempre. Não sabia para que servia a audiometria, agora que sei vou aproveitar e verificar se minha audição está em ordem.” Disse ainda que, depois de ler o livro que retirou no estande da Cultura, vai repassá-lo aos filhos.

Palhaço por um dia

“Aqui eu brinco, faço palhaçadas e estou me divertindo bastante”, resumiu o garoto especial Eliseu Batista dos Santos, 11, que se tornou palhaço por um dia para representar o Lar Mãe do Divino Amor (Lemda). Acompanhado de professores, ele e seus coleguinhas aprenderam a fazer papel reciclado.

No estande da Sabesp, utilizando uma maquete, monitores explicavam ao público o ciclo do saneamento básico da água. As pessoas também assistiram à exibição de vídeos infantis A gota borralheira e A comunidade e o rio, que ilustram didaticamente a importância da preocupação com o meio ambiente e a saúde.

De música à beleza

O Clube da Turma Itaquera foi palco de apresentações de Coral da Terceira Idade, danças temáticas, afro, de rua, do ventre, balé, shows circenses, musicais de pagode, samba, projeto Guri, hip hop, violeiros, percussão, oficinas interativas de dança, reciclagem de madeira, de papel, confecção de chaveiros e porta-chaves, artesanatos, bijuterias, manicure, cabeleireiro, tecelagem, orientação jurídica, esclarecimentos sobre energia elétrica, utilização de água, orientação para elaboração de currículo e entrevista para emprego, para confecção de sabonetes artesanais, souvenirs de emborrachado, cestas de jornal e pintura facial.

Acupuntura e massagemA Creche Itaquera 1 teve programação especial para as crianças: informática, palhaços, malabares, contorção, dança de tecidos, lira, corda indiana, perna-de-pau, evolução com fitas, fanfarra, teatro de fantoches, oficinas temáticas (noções básicas de nutrição; aproveitamento e congelamento de alimentos), oficinas de contadores de histórias e de pintura facial. Esses dois espaços ofereceram outros atendimentos na área da saúde.

Além de todos os serviços habitualmente disponíveis o Poupatempo proporcionou, gratuitamente, aos usuários, acupuntura, avaliação pulmonar, massoterapia (acupuntura, aurícolo, massagem) e orientação social do Centro de Integração da Cidadania, entre outros.

Mostra Sul deverá reunir 60 mil pessoas

Como das vezes anteriores, a 5a Mostra Sul, programada para 11 e 12 de setembro, será realizada no Jardim Ângela (Espaço Criança Esperança). Trata-se do maior conjunto de ações sociais e culturais realizada na zona sul da cidade. Neste ano, a Seads projeta invistir R$ 13,5 milhões em projetos que beneficiem a população dessa região.

O diretor do Espaço Criança Esperança, Geraldo Salvador de Souza, recorda que a cada ano tem aumentado o número de participantes: “Em 2000, houve a integração de 3 mil pessoas; no ano seguinte, foram 9 mil e, no ano passado, mais de 25 mil cidadãos participaram”. Para explicar o interesse dos moradores, ele disse que a cada ano os organizadores ampliam a prestação de serviços à comunidade. “Em razão da crescente demanda, pela primeira vez realizaremos a mostra em dois dias. São esperadas 60 mil pessoas. A comunidade aguarda essas datas com muita expectativa”, destaca o diretor.

O encontro tem presença confirmada de 200 entidades da zona sul, 100 prestadores de serviço, estudantes e professores de 82 escolas estaduais da Diretoria de Ensino Sul 2. Essas instituições serão responsáveis pela realização das dezenas de atividades esportivas, culturais, artísticas, musicais e lúdicas (veja programação a seguir).

O Poupatempo Santo Amaro integrará a ação para oferecer uma série de serviços como emissão de documentos (RG e CPF), agência de Correios, Eletropaulo, Tribunal Regional Eleitoral, agências bancarias da Nossa Caixa, Caixa Econômica e outros.

Todas as atividades serão desenvolvidas durante o dia inteiro, sem intervalos. A prestação de serviços será nas salas dos blocos B e C, e inclui corte de cabelo, atendimento médico-odontológico, ginecológico e oftalmológico, vacinação, infocentro do programa Acessa São Paulo, cursos de culinária, e medições de peso e pressão arterial.

Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)