Especial: Cultura leva 30 peças de teatro para 80 cidades do Estado

Circuito atinge diferentes camadas sociais e garante espetáculos a preços populares

qui, 26/09/2002 - 11h17 | Do Portal do Governo

A Caravana Paulista de Teatro retoma a sua mais antiga tradição dos saltimbancos e mambembes: levar o teatro estrada afora. O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, que divulga no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 26, o edital com a lista dos espetáculos.

São 30 produções teatrais nas categorias adulto e infanto-juvenil, que serão exibidas em aproximadamente 80 cidades do Estado. O objetivo é estimular a produção cultural e fazê-la circular, levando ao Interior e Litoral peças de qualidade a preços populares, garantindo ao cidadão acesso à cultura.

Para a coordenadora do projeto, Analy Alvarez, o circuito mobiliza as comunidades em torno da atividade teatral e celebra o encontro da arte com a informação. Recupera pólos e mapeia espaços culturais. “A Caravana proporciona aos jovens amadores o estímulo e as referências para outros projetos e contribui para a formação e aprimoramento dos profissionais envolvidos.”

Há alguns anos a cultura mambembe era rotineira, principalmente, em cidades do Interior. Atualmente, manter a estrutura para esse tipo de atividade é arriscado. Somente produções de grande porte têm condições financeiras para mantê-la. Os grupos selecionados têm prazo de cinco dias úteis, a partir de hoje, para cadastrar-se.

Documentos para cadastro

Certidão negativa de débito com o FGTS (CRF); certidão negativa com o INSS; registro da firma (no caso de firma individual); prova de quitação com a Fazenda Estadual; prova de quitação com a Fazenda Municipal; número de conta-corrente na Nossa Caixa Nosso Banco.

Da Agência Imprensa Oficial