Especial: Criada comissão permanente para o Agita São Paulo nas Escolas

Programação depende da criatividade da comunidade escolar

ter, 27/08/2002 - 11h15 | Do Portal do Governo

A atividade física reduz os perigos da vida sedentária. Para levar esta idéia aos alunos da rede pública, as secretarias de Estado da Educação e da Saúde instituíram uma comissão permanente de estudos, formada por oito especialistas das duas áreas.

O objetivo é estabelecer diretrizes para o Agita São Paulo, programa criado em 1997. Nas escolas, com o nome Agita Galera, é realizado uma vez por ano, sempre na última sexta-feira de agosto. Resolução está sendo publicada nesta terça-feira, dia 27, do Diário Oficial .

Na ocasião, cada escola do Estado vai adotar formas de levar a importância do tema aos alunos e também à coletividade, que poderá participar. Previamente instruídos, diretores, professores e funcionários realizam atividades ressaltando os benefícios da saúde física, que pode evitar os chamados males da vida moderna como estresse, tabagismo, obesidade, hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Exercícios em grupo
As atividades do Agita Galera dependem da criatividade do estabelecimento de ensino e da realidade local. O corpo docente pode optar por exercícios físicos, esportes, aulas sobre o tema, caminhadas, passeios e trabalhos em grupo.

Nesse dia, os professores também podem inserir o assunto em suas disciplinas. Por exemplo: na Matemática, é possível explicar o cálculo da massa corpórea (relação peso/altura) e, em Português, a análise de um texto que aborda o assunto. Nas matérias de Ciências, a exploração do tema é mais abrangente.

O Agita Galera pretende dar condições de o aluno aumentar a auto-estima, evitar o isolamento pessoal, aprender a gostar mais da escola, ampliar e reciclar conhecimentos, expandir relações de amizade e alimentar-se melhor. Também colabora no combate à violência.

Para diretores e professores, os benefícios podem ser maior participação na aulas, diminuição da evasão escolar e integração com a comunidade, tornando a escola centro de irradiação cultural para a coletividade.

Este projeto faz parte de outro maior, o Agita São Paulo, que envolve escolas particulares, empresas públicas e privadas e hospitais. É realizado, por exemplo, na Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e na Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Cetesb). Na primeira, os funcionários distribuem folhetos e orientam os passageiros a usar a escada normal em vez da rolante.

Trinta minutos
O objetivo do Agita São Paulo é dar qualidade de vida aos cidadãos. Para tanto, é necessário que a pessoa faça ao menos 30 minutos diários de atividade física moderada. Os exercícios podem ser ginásticas, caminhadas, subir escadas, jardinagem, lavar o carro ou até mesmo dançar.

De acordo com estudos, quem pratica mais atividade física tem menos risco de doenças do coração ou câncer, diminui a obesidade e hipertensão. A pessoa torna-se mais forte, alegre, disposta, relaciona-se melhor com amigos.

Otávio Nunes – Da Agência Imprensa Oficial