Especial: Coral do Projeto Guri se apresenta no Parque do Ibirapuera

Será neste domingo, dia 22, a partir das 11 horas

qui, 19/09/2002 - 11h24 | Do Portal do Governo

O Coral do Projeto Guri estará no domingo, dia 22, às 11 horas, ao lado da cantora Fortuna e do Coro dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento de São Paulo, se apresentando pela primeira vez num espetáculo gratuito na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Acompanhados por seis instrumentistas, Fortuna, as 50 crianças do Coral do Projeto Guri e outros músicos vão mostrar nova versão do espetáculo Caelestia, com músicas ladinas, gregorianas e universais.

Fortuna é uma cantora e compositora brasileira de origem judaica, que desde 1991 empreende um trabalho de resgate da cultura e das tradições do cancioneiro ladino – idioma dos judeus provenientes de Sefarad, na Espanha.

Idealizado e mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, o Projeto Guri é uma das iniciativas sociais do governo paulista, respondendo pelo aprendizado musical básico de aproximadamente 17 mil crianças e adolescentes. No ano passado, foi considerado pela ONU o mais importante projeto sócio-cultural das Américas.

A iniciativa surgiu em 1995 na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, no bairro do Brás. No início, contava apenas com 180 participantes. No ano seguinte, uma parceria firmada com a Secretaria da Criança, Família e Bem-Estar Social, possibilitou a chegada do Guri à unidade da Febem, no Tatuapé, com a participação de 300 internos.

O projeto continua crescendo e atualmente está organizado em 77 pólos distribuídos em todo o Estado, beneficiando regiões que vão desde favelas e bairros nobres até regiões conflituosas como a do Pontal do Paranapanema. O Coral e a Orquestra do Guri compõem o aprendizado que, na maior parte das vezes, ainda beneficia crianças que nem sequer conhecem um instrumento musical.

Ao ser implantado em 1995, no Complexo Febem do Tatuapé, o projeto permitiu a redução em 42% das fugas entre os menores internos. Ainda no domingo, às 10h30, na Avenida Celso Garcia, 2.231, será reaberto o Pólo Febem do Guri, que de início estará sendo responsável pelo aprendizado musical de 160 adolescentes, entre 14 e 21 anos de idade.

Da Agência Imprensa Oficial