Especial: Coordenadoria de Assistência Técnica recupera áreas degradadas pela erosão

Projeto do Cati abrange 29 áreas em regiões de microbacias hidrográficas do Estado

seg, 28/10/2002 - 11h34 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) definiu 29 áreas onde serão efetuados serviços de motomecanização. A medida é o processo final de recuperação de áreas rurais degradadas pela erosão do solo com o uso de tratores de esteira para terraplenagem. A atividade previne a formação de ravinas e voçorocas nas microbacias hidrográficas do Estado e está publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado, dia 26.

As microbacias são regiões com 80 pequenas propriedades rurais, em média. Possuem uma nascente aquática comum e são delimitadas por fatores naturais, como montanhas e encostas, entre outras. A ação inconsciente do homem sobre os acidentes geográficos impede o escoamento correto da água das chuvas e traz problemas como enchentes, erosão, degradação do solo e desvalorização dos terrenos. Os recursos coletivos como estradas vicinais, redes de água, esgoto e eletricidade também são prejudicados.

Conscientização
O terraceamento é a técnica mais popular de reconstituição de áreas degradadas. Consiste na construção de barreiras naturais e artificiais no ponto mais alto das propriedades contra o escorrimento das águas. São plantadas árvores, cujas raízes conferem compactação ao solo e atenuam os efeitos da erosão. Depois são utilizados pedras e madeira para reforçar a terra, que é espalhada no subsolo para tapar os buracos. A motomecanização é o último passo. O processo de regeneração é gradativo e a Cati encarrega-se de fiscalizar a reconstituição do espaço para ser de novo agricultável.

A proposta da Cati é realizar um trabalho social e ambiental nas microbacias. São ministradas aulas em escolas rurais, fruto de associação da Coordenadoria com a Secretaria da Educação. O objetivo é conscientizar os filhos dos agricultores para o risco dos agrotóxicos e degradação dos recursos naturais. Pretende-se também fixar o agricultor em sua propriedade, inibir o êxodo rural, produzir bens agrícolas com tecnologia e qualidade, fortalecer associações de produtores para venda direta ao consumidor, brecar às agressões ao meio ambiente e gerar renda aos produtores.

A Coordenadoria é ligada à Secretaria da Agricultura e atende a 455 microbacias em muncípios paulistas. Este programa é financiado pelo Banco Mundial e, até 2005, pretende atender a 1.500 microbacias compostas por 90 mil propriedades rurais.

Serviço
Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) – www.cati.sp.gov.br
Tel. (0XX19) 3743-3700 .

Rogério Silveira- Da Agência Imprensa Oficial