Especial: Consultores vão avaliar universidades públicas

Curso poderá ser suspenso até a regularização dos itens não atendidos

seg, 26/08/2002 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual de Educação (CEE) publicou no Diário Oficial deste sábado, dia 24, portaria que determina a organização e atualização do Cadastro de Consultores para as universidades públicas e escolas municipais de nível superior.

O Cadastro de Consultores será realizado para docentes e especialistas que vão atuar diretamente nas seguintes universidades públicas: Universidade do Estado de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Campinas (Unicamp), Universidade Taubaté (Unitau), todas vinculadas diretamente ao Conselho Estadual de Educação e outras 45 escolas superiores municipais.

Os profissionais vão compor a comissão que acompanhará a adequação da instalação, dos equipamentos utilizados, da biblioteca das instituições educacionais, bem como a carreira e corpo docente, titulação, avaliação interna, projeto pedagógico, currículo dos cursos. De acordo com as diretrizes curriculares do Conselho Nacional de Educação, os consultores avaliarão as instituições e os cursos.

Caso a escola superior não tenha os requisitos necessários, o curso poderá ser suspenso até a regularização dos itens não atendidos. A renovação de reconhecimento, autorização prévia de funcionamento, credenciamento e recredenciamento, autorização definitiva dos cursos e instituições também serão examinadas por esses especialistas, que vão possibilitar o parecer técnico.

O registro ao Cadastro de Consultores dependerá da indicação de reitores de universidades, diretores de faculdades, institutos isolados de ensino superior e de instituições de pesquisa. Os especialistas deverão preencher e enviar a ficha cadastral, disponível na Internet, no site do CEE (www.ceesp.sp.gov.br). Nome completo, dados pessoais (RG, CIC, endereço e telefone), formação (títulos acadêmicos), área(s) de interesse, dados profissionais (instituição em que trabalha, atividades desenvolvidas e publicações) e preferência por regiões do Estado são informações imprescindíveis. Os candidatos serão submetidos a aprovação da Câmara de Educação Superior.

Viviane Santos – Da Agência Imprensa Oficial