Especial: Conferência analisa estratégias para a saúde na América Latina

Encontro em São Paulo vai mostrar experiências e pesquisas inéditas em todo o mundo

sex, 01/11/2002 - 11h22 | Do Portal do Governo

Analisar e debater os avanços da promoção da saúde na América Latina é o objetivo da III Conferência Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde. Programada para o período de 10 a 13 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, a conferência é promovida pela Oficina Regional Latino-Americana, em parceria com o Ministério da Saúde, a Organização Panamericana de Saúde e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Realizada a cada três anos, a conferência teve suas primeiras edições em Cuba e no Chile. A cada evento cresce o número de participantes e de trabalhos inscritos. Em 1996, foram, 500 inscritos; em 1999, foram 800 participantes; e os pesquisadores expuseram cerca de 300 projetos. Este ano, a previsão é de mil inscritos e serão apresentados 600 trabalhos interdisciplinares e multissetorias que resumem experiências e pesquisas inéditas e inovadoras na área de promoção da saúde. A maioria dos projetos foi desenvolvida no Brasil. Serão mostrados também cerca de 60 trabalhos realizados na América Latina e em outros países, como o Egito.

Eqüidade social

Cerca de 20 palestrantes de vários países e de diversas áreas do conhecimento, relacionados com a saúde, tentarão identificar políticas e estratégias que conduzam à eqüidade social e à melhoria das condições de vida. Dividida em cinco grandes painéis, a conferência abordará os temas: ‘Em busca da eqüidade na América Latina’, ‘Saúde e desenvolvimento: Aspectos econômicos, sóciopolíticos, culturais e éticos’, ‘A promoção da saúde no contexto dos sistemas de saúde’, ‘Construção da cidadania e estilos de vida saudáveis’ e ‘Modelos de formação de recursos humanos para promoção da saúde e a educação para a saúde na América Latina’.
Nos dias 9 e 10 de novembro, os organizadores realizarão 20 cursos relacionados com promoção da saúde. Envelhecimento, elaboração de material educativo, humanização da assistência em saúde, a escola como promotora da saúde, comunicação sobre riscos à saúde, como abordar a sexualidade com jovens de 12 a 14 anos e educação social de rua são alguns dos temas no programa.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento nessa área de estudo e trabalho ainda recente – no Brasil teve maior impulso a partir de 1995 – a Secretaria da Saúde vai proporcionar a cem profissionais da área, que fazem parte do seu quadro de servidores, a participação na conferência. Despacho que trata do assunto está publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 1º, na página 24, Seção I, Poder Executivo.

Informações e inscrições podem ser feitas na secretaria da conferência pelo tel. (11) 3079-6724 – fax. (11) 3079-8073 ou pela internet, no site www.fsp.usp.br/cepedoc

Sirlaine Aiala – Da Agência Imprensa Oficial