Especial: Começa segunda etapa do programa ‘Quem ouve bem, aprende melhor’

Primeira fase detectou problemas auditivos em quase 20 mil alunos

seg, 12/08/2002 - 10h27 | Do Portal do Governo

Na segunda fase do’ Quem ouve bem aprende melhor’, o programa da Secretaria de Educação prevê atendimento médico especializado por otorrinos e fonaudiólogos a quase 20 mil alunos, que apresentaram algum problema auditivo nos testes realizados na primeira fase da campanha. O comunicado com orientações sobre datas e locais de atendimento e providências que devem ser tomadas pelas unidades de ensino, foi publicado na edição deste sábado, dia 10, do Diário Oficial do Estado.

Cerca de 120 mil alunos da segunda série de escolas públicas de 529 municípios com menos de 50 mil habitantes realizaram os testes nos meses de fevereiro e março deste ano. Os exames para detecção de problemas auditivos foram efetuados pelos próprios professores, que receberam treinamento e materiais didático e audiovisual.

As 19.954 crianças que apresentaram dificuldades, em 466 municípios, serão encaminhadas a especialistas no período de 12 de agosto a 20 de setembro. Os alunos serão avaliados por médicos, que indicarão quais necessitam receber aparelhos auditivos. Os aparelhos serão gratuitos.

A iniciativa tem por objetivo detectar e corrigir problemas auditivos dos alunos, melhorar o desempenho escolar e diminuir dificuldades de aprendizagem resultantes desses problemas. A estimativa é que 10% das crianças em idade escolar apresentam dificuldades de audição.

Nos exames foram detectados desde ocorrências corriqueiras, como cerumem e presença de objetos estranhos no ouvido, até problemas mais sérios com indicação para tratamento, cirurgias ou prótese. Os médicos informam que a deficiência auditiva pode ser decorrente de problemas de amígdalas e adenóides.

Providências

Caberá às Diretorias Regionais de Ensino a mobilização das escolas e a organização dos alunos e acompanhantes para que compareçam ao local estabelecido, nas datas e horários fixados para o atendimento.

Equipes escolares ficarão responsáveis pelo contato com os familiares, obtenção de autorização para consulta médica e acompanhamento da criança, sempre que possível. As Delegacias de Ensino deverão entrar em contato com as prefeituras para organizar o transporte das crianças até o local das consultas.

Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos com a Coordenação Central do Programa, pelos telefones (0 XX 11)3831-0448 e 3836-3689, ou fax (11) 3836-4574 ramais 218 e 219.

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial

Leia também: Surdez é um problema mundial