Especial: Cenp reúne professores para orientação técnica

Profissionais estarão envolvidos com questões que dizem respeito ao primeiro ciclo do ensino fundamental

qui, 18/07/2002 - 11h38 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria da Educação, realizará dias 29, 30 e 31 de julho e 1º de agosto um encontro com professores para orientação técnica sobre o projeto de Capacitação Centralizada – Aprendendo Sempre – Ciclo I. Participarão do evento as 89 diretorias de ensino do Estado. Cada uma delas estará representada por um supervisor de ensino e dois assistentes técnicos das oficinas pedagógicas.

Esses profissionais estarão envolvidos com questões que dizem respeito ao primeiro ciclo do ensino fundamental, que vai da 1ª à 4ª série. Será na Faculdade das Américas, que fica na Augusta, 973 -capital, conforme publicação legal que o Diário Oficial – Executivo I está publicando na página edição desta quinta-feira.

O objetivo do encontro é a aprendizagem do aluno, em especial os que se acham em processo de recuperação paralela, de ciclo ou participando de ações de correção de fluxo. A orientação técnica também vai assegurar a permanência do aluno na escola com aprendizagem bem-sucedida, como meio de evitar o abandono escolar e os índices de evasão.

A Cenp reúne estes profissionais, possibilita o treinamento e os capacita, para que, ao retornarem às suas regiões adaptem as orientações recebidas às necessidades locais, com o propósito de aperfeiçoar o trabalho de acompanhamento do projeto nas escolas.

Os professores poderão atuar, assegurando intervenções na gestão escolar, na sala de aula e nos processos de recuperação dos alunos favorecendo a permanência e a aprendizagem.

A capacitação centralizada visa a assegurar aos alunos um trabalho pedagógico diferenciado e dirigido às suas reais dificuldades. Possibilitará aquisição das habilidades básicas necessárias à conclusão do ciclo em 2002 e ao prosseguimento dos estudos no ciclo II. Pretende eliminar a diferença entre a série e a idade regular de matrícula dos alunos, criando condições para que avancem no percurso escolar, garantindo a inclusão na série mais compatível com a sua faixa etária.

Da Agência Imprensa Oficial