Especial: Casal de gavial-da-malásia faz 30 anos no Zôo de São Paulo

Animais, parentes próximos dos crocodilos e jacarés, estão ameaçados de extinção

qui, 10/10/2002 - 9h15 | Do Portal do Governo

Neste mês de outubro, o casal de gavial-da-malásia, Dentuço e Malaia, está completando 30 anos no Zôo de São Paulo. O gavial-da-Malásia é parente próximo dos crocodilos e jacarés e está ameaçado de extinção.

O animal vive nos rios e lagos, no interior de florestas do sudeste asiático (principalmente Tailândia, Malásia e Indonésia). Difere dos seus parentes por ter focinho muito fino e alimentar-se principalmente de peixes. Esta espécie pode chegar a seis metros de comprimento.

Em comemoração à data, os técnicos do Zôo estão projetando novo recinto que será construído, em breve, pois o casal que chegou ao Zôo com aproximadamente 60 cm, mede hoje cerca de quatro metros. No processo de reprodução costuma pôr de 20 a 60 ovos por postura e a eclosão dá-se entre 70 e 90 dias de incubação.

O gavial vive em média 50 anos. Considerados erroneamente animais de sangue frio, os répteis são, na verdade, ectotérmicos, isto é, dependem do calor do ambiente externo para regular a temperatura corpórea. Têm o corpo recoberto por escamas e formas que variam desde uma serpente até uma tartaruga.

Na sua área de 825 mil m², o Zôo abriga mais de 3.200 animais, dos quais 95 qualidades de répteis. Além disso, há 102 tipos de mamíferos, 216 de aves, 15 gêneros de anfíbios e 16 de invertebrados, em recintos e terrários semelhantes ao seu habitat.

O Zôo de São Paulo é o único do Brasil que mantém gavial-da-malásia.

Da Agência Imprensa Oficial