Especial: Casa de Dona Veridiana é tombada pelo Condephaat

Medida tem por objetivo preservar uma área de 300 metros de raio ao redor do imóvel

qui, 26/09/2002 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) tombou o imóvel conhecido como Casa de Dona Veridiana, situada na Avenida Higienópolis, 18, na capital. A medida tem por objetivo preservar uma área de 300 metros de raio ao redor do imóvel.

A decisão está publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 26. O tombamento assegura ao Condephaat a preservação da casa em questões judiciais até decisão final da Justiça.

Estilo renascentista

A residência, de estilo renascentista, foi inspirada em um castelo francês e construída em 1884. Hoje é sede do São Paulo Club. Dona Veridiana (Veridiana Valéria da Silva Prado), benemérita dama da aristocracia paulistana, foi a proprietária do famoso palacete em Higienópolis, onde também há uma rua com seu nome.

O objetivo do Condephaat é identificar, valorizar e resgatar o patrimônio histórico, cultural, artístico e tecnológico paulista. Criado em 1968, é ligado à Secretaria da Cultura e composto por 25 representantes da sociedade paulista. Sua área de atuação abrange bens materiais, imóveis e regiões como a Serra do Mar, do Japi e o maciço da Juréia.

Hoje, o conselho tem mais de 300 bens tombados, entre eles, a Estação da Luz, marco representativo da memória ferroviária; o Parque da Independência, composto pelo Museu do Ipiranga e Casa do Grito; os edifícios públicos do começo do século e as obras da arquitetura contemporânea, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Também estão tombados espaços que recebem manifestações culturais como o Terreiro Aché Ilê Obá e o Parque do Povo, coleções e acervos, como o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Museu de Atividades Mecânicas, em Caçapava.

Da Agência Imprensa Oficial