Especial: Carandiru entra na fase final do processo de desativação

Comissão Especial vai cuidar dos últimos detalhes referentes à transformação do presídio em parque público

ter, 03/09/2002 - 10h03 | Do Portal do Governo

A Comissão Especial de Administração constituída para dar continuidade às ações ainda pendentes relativas à desativação da Casa de Detenção “Prof. Flamínio Fávero”, de São Paulo, foi alterada pela Coordenadoria de Unidades Prisionais de São Paulo e da Grande São Paulo. Portaria nesse sentido foi publicada na edição desta terça-feira, dia 3, do Diário Oficial.

A mesma medida estabeleceu prazo de 30 dias para finalização dos trabalhos, a contar da data da completa retirada dos presos. Mesmo com a extinção do estabelecimento, algumas questões como sindicâncias em trânsito, débitos com fornecedores, contas de água, luz, entre outras, ficarão sob a responsabilidade da Comissão até que tudo esteja regularizado.

Mudando a história

Pela previsão, todos os presos do complexo do Carandiru deverão ser transferidos até o dia 15 deste mês. A população carcerária está sendo deslocada para pequenos presídios espalhados por todo o Estado. Presídios menores oferecem maiores condições de segurança e controle e mais assistência ao preso, em termos de higiene, saúde e prevenções sanitárias.

Inicialmente, estava prevista a implosão de todos os pavilhões, mas parte do complexo (pavilhões 2, 4, 5 e 7) deverá ser preservada. As implosões dos primeiros pavilhões deverão ser feitas em outubro.
No local, surgirá o Parque da Juventude, de acordo com projeto do Escritório de Arquitetura Aflalo e Gasperini, que venceu concurso instituído para essa finalidade.

De acordo com o projeto, serão criadas estruturas destinadas ao lazer, com quadras, pistas de skate, cooper, ciclismo, etc. Haverá também espaços para centros de educação e eventos culturais.

Reurbanização do bairro

O projeto inicial do escritório de arquitetura previa o reaproveitamento dos 427 mil metros quadrados do complexo do Carandiru. Alterações feitas posteriormente, limitaram o parque a uma área de 290 mil metros quadrados, com a manutenção da Penitenciária do Estado, que tem 2.500 presos, e do Presídio Feminino, com aproximadamente 800 detentas.

O atual hospital penitenciário já foi transferido para a Penitenciária de Tremembé. Além da transformação do complexo, a idéia é criar um plano de reurbanização do bairro, e também oferecer ao parque novas opções de transporte. Os 5 hectares de Mata Atlântica do local serão totalmente preservados.

O parque

O futuro Parque da Juventude será um dos maiores e mais importantes centros de lazer, esportes e educação da capital. Será dividido em três áreas:

1 – Esportiva
Abrigará dez quadras, pistas de cooper e skate, além de contar com muito verde.

2 – Central
Nesse espaço, que conta com 50 mil metros quadrados de vegetação remanescente da Mata Atlântica, será construída uma concha acústica para espetáculos musicais.

3 – Institucional
Os quatro pavilhões que serão preservados e totalmente reformados abrigarão o Centro de Cultura, o Centro da Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, o Centro de Excelência em Terceiro Setor e o Centro Tecnológico Paula Souza.

Além das atividades de lazer, culturais e esportivas, o parque oferecerá à comunidade cursos gratuitos de formação profissional, em três níveis: básico, técnico e tecnológico.

Márcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial