Especial: Café expresso, o prazer e a qualidade é tema de livro

Lançamento será nesta terça-feira, dia 5, na Capital

ter, 05/03/2002 - 11h21 | Do Portal do Governo

Sabe quantos cafezinhos bebem os paulistanos? Só de café expresso são 200 milhões de xícaras, servidas ao ano em 3,4 mil cafeterias, quiosques, restaurantes, cantinas, bares, lanchonetes instalados na cidade de São Paulo. Na média, são 1 mil xícaras/semana por estabelecimento, dizem pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA), que acabam de mapear como se espalha esse novo hábito brasileiro.

Quem mais bebe café expresso é quem passa pela Avenida Paulista, endereço da maior parte das cafeterias que funcionam 24 horas por dia e servem cerca de 1,6 mil xícaras/semana cada. Mas o recorde de atendimento – 13 mil xícaras/semana – é, claro, do café do aeroporto, outra tradição paulistana.

Estes dados revelam a tendência de expansão do consumo do café expresso, 30% nas cafeteiras, bem maior que os 10% registrados pelo café tradicional. O assunto é tema do livro ‘O prazer e a excelência de uma xícara de café expresso: um estudo de mercado’, a ser lançado nesta terça-feira, dia 5, pelo IEA. O estudo foi feito pelos pesquisadores Celso Luis Rodrigues Vegro (coordenador), Francisco Alberto Pino, Célia Regina Ferreira, Mário Antonio Margarido, Eliana Relvas de Almeida, Roberto de Assumpção e Roberto Shigueo Takada.

O livro abrange vários aspectos do universo do café expresso, detendo-se nas empresas que o servem, identificadas por tipo e localização (40% estão na zona Sul da cidade), e indicando também novos pontos de consumo de café, como bancas de jornal e cybercafés.

Os preferidos, descobriram os pesquisadores, são o cappuccino e o café com leite fluido (servidos em 90% das cafeterias), seguido pelo expresso com chantily e com leite espumado (70%). Só 40% dos estabelecimentos ainda servem apenas o café convencional.

Quanto tempo se espera por um café expresso? O livro revela: em média, 35 segundos, que podem chegar a 39 numa casa especializada em café. E mais: quanto tempo o creme permanece numa boa xícara de expresso? Em média, de 2 minutos e 40 segundos! Outra curiosidade: em 19% dos locais que servem café, já existe um operador especialmente treinado só para preparar o expresso.

O consumidor típico do expresso é homem, tem 30 a 50 anos, nível superior de escolaridade e renda acima de 10 salários mínimos. Para este apreciador, o expresso é mais saboroso (74%) e mais forte (56%) que o convencional. Sabor é fator preponderante para 59% dos consumidores e outros 22% se guiam pelo aroma.

Quando se bebe um expresso? “A bebida é importante para o encerramento prazeroso da refeição, confirmando um hábito bastante difundido na sociedade brasileira”, diz o livro, acrescentando que 30% dos bebedores de expresso são também fumantes.

Conquistar mais mulheres e o consumidor mais jovem é um dos desafios apontados pela pesquisa. O jovem prefere bebidas achocolatadas, sucos de frutas e outros alimentos matinais, assinala o livro, recomendando promoção de novas formas de consumir o expresso. E faz a sugestão: frappuccino, bebidas geladas, sobremesas e sorvete de café.

Lançamento
Data: Terça-feira, dia 5 de março de 2002
Horário: 16h30
Local: Auditório da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Avenida Miguel Estéfano, nº 3.900 Água Funda – São Paulo-SP.
Telefone IEA: (0 XX 11) 5073-5052