Especial: Autorizado novo curso para preparadores de merenda escolar

Programas de alimentação atendem aproximadamente 200 mil alunos da rede pública por dia

seg, 19/08/2002 - 10h08 | Do Portal do Governo

O Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Educação está autorizando novo curso de capacitação para preparadores de merenda escolar. A portaria foi publicada na edição de sábado, dia 17, do Diário Oficial do Estado. O curso será realizado a partir desta segunda-feira, dia 19, até 20 de setembro, nas diretorias de ensino da Grande São Paulo e Interior, com carga horária de 20 horas.

O objetivo é capacitar e reciclar os preparadores de merenda escolar das unidades de regiões das diretorias de ensino de Guarulhos Sul, Apiaí, Capivari, Itapecerica da Serra, José Bonifácio, Mogi das Cruzes, Registro, Ribeirão Preto e Taubaté. Os alimentos devem ser preparados de acordo com o cardápio oficial e as características do Projeto de Enriquecimento da Merenda Escolar (Peme).

Os programas de alimentação escolar promovidos pelos governos federal e estadual atendem por dia aproximadamente 200 mil alunos da rede pública estadual. O trabalho de planejamento, preparo e distribuição diária de refeições para os escolares exige um conjunto de conhecimentos mínimos que garantem a qualidade, variedade e atendimento às necessidades básicas (aporte calórico e protéico) fixadas pela legislação.

O curso vai oferecer aos preparadores de merenda escolar conhecimentos e mudanças de comportamento referentes aos seguintes pontos:

Importância da merenda escolar para o bem-estar físico diário dos alunos e incentivo para freqüência às aulas; balanceamento da dieta alimentar; cuidados que envolvem a manipulação dos alimentos; organização das atividades da merenda; higiene e segurança no trabalho.

As inscrições podem ser feitas nas próprias Delegacias de Ensino. O interessado deve atuar na área de preparação de merenda e ser inscrito pelo diretor da escola ou pelo dirigente de ensino.

Lúcia Alamino – Da agência da Imprensa Oficial