Especial: Autor do livro ‘Cidade de Deus’ faz palestra na Bienal do Livro

Evento será nesta terça-feira, dia 29, em Presidente Prudente

ter, 29/10/2002 - 12h46 | Do Portal do Governo

O palestrante desta terça-feira, dia 29, na Bienal do Livro de Presidente Prudente será o escritor Paulo Lins, autor do romance Cidade de Deus. O romance de Paulo Lins, Cidade de Deus, adaptado para o cinema, com direção de Fernando Meirelles, está cotado para concorrer ao Oscar 2003 e integra a seleção oficial do Festival de Cannes 2002.

O escritor, que viveu 30 anos na favela carioca, cujo nome é o mesmo do livro, participará da bienal nesta terça-feira, dia 29, às 18 horas, no espaço cultural. Ele vai contar ao público sobre sua inspiração para escrever, bem como o uso da linguagem, a descrição da violência e o sucesso na telona.

A publicação narra a história do conjunto habitacional Cidade de Deus, construído na década de 60, que ficou conhecido pelo crescimento da criminalidade e dominação de traficantes. ‘Algumas passagens do filme mostram exatamente o conteúdo do livro. Outras, são distorcidas e criadas para dar o efeito dramático que a linguagem visual exige. O importante é guardar o olhar interno que o livro tem.’

O personagem Busca-Pé é um garoto que convive com viciados e fica num impasse em seguir ou não o caminho das drogas. Busca-Pé escolhe a dignidade e se torna fotógrafo. Essa opção do autor se inspirou nas milhares de pessoas que querem mudar de vida, lutam e sonham.

Data: Terça-feira, dia 29 de outubro de 2002
Horário: 18 horas
Local: Avenida Joaquim Constantino, 1000 – Presidente Prudente-SP

Viviane Santos
Da Agência Imprensa Oficial