Especial: Audiência pública discute projeto de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

Capacidade total chegará a 41 milhões de passageiros por ano

qui, 19/09/2002 - 12h01 | Do Portal do Governo

A construção do terceiro terminal de passageiros do aeroporto de Cumbica (Guarulhos) entra nos planos da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Audiência pública para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto de ampliação será realizada no dia 16 de outubro. O evento ocorrerá no Open Hall Convention Center – salão Brasil, localizado na avenida Antônio de Souza, 715 – Jardim Santa Francisca, Guarulhos.

A Secretaria do Meio Ambiente e o Consema informam que o plano de trabalho para a elaboração do EIA/RIMA está à disposição dos interessados, apenas para consulta, no período de 23 de setembro a 16 de outubro. Edital de convocação com mais detalhes está publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta quinta-feira, dia 19.

Terceira pista

Projetado para 12 milhões de passageiros por ano, o edifício do terceiro terminal ampliará a capacidade atual do aeroporto de 17 milhões para 29 milhões de passageiros/ano. O novo prédio terá 180 mil metros quadrados de área construída em cinco níveis, nos quais serão distribuídas as atividades de comércio e serviços. Para a estação de passageiros estão previstas algumas inovações e facilidades como os sistemas semi-automatizados para movimentação de bagagem despachada e de carrinhos.

Além disso, serão instalados 192 balcões de check-in; 13 esteiras de restituição no setor de desembarque e um mix de atração de aeronaves com capacidade para 22 posições de aviões de médio e pequeno portes e 13 posições para equipamentos de grande e médio portes, acoplados diretamente às pontes de embarque e desembarque de passageiros. O projeto prevê, ainda, a construção de um edifício garagem com capacidade para cinco mil vagas.

O plano diretor prevê a construção da terceira pista no setor norte, em posição paralela às atuais, com 2.200 metros de extensão e 45 de largura. Com a construção dessa pista, o aeroporto elevará a capacidade total de pousos e decolagens de 250 mil para 450 mil operações/ano. Com as duas pistas existentes (uma de 3.000 e outra de 3.700 metros de extensão), Guarulhos comportará 510 vôos diários.

Entrada do País

O plano diretor do aeroporto prevê a construção de quatro terminais. Concluídas todas as etapas das obras, a capacidade total de atendimento será de 41 milhões de passageiros/ano.
As obras começaram em 1980 e, desde sua inauguração (em 1985), 154,2 milhões de passageiros, procedentes dos cinco continentes, utilizaram seus portões de entrada e saída.

Ligando São Paulo a 22 países, em Cumbica embarcam e desembarcam passageiros de 127 cidades brasileiras e estrangeiras. Atualmente, 34 companhias aéreas estão distribuídas nos terminais de passageiros 1 e 2, utilizando 260 balcões de check-in e 28 portões de embarque.

Pelas entradas e saídas circulam diariamente 35 mil passageiros, além dos acompanhantes e visitantes que, somados, representam uma população flutuante de aproximadamente 100 mil pessoas.
As instalações aeroportuárias abrigam ao longo das suas 24 horas de operações uma verdadeira cidade. O mercado de trabalho existente no aeroporto provém das 370 empresas estabelecidas que empregam 30 mil profissionais nas suas 136 lojas e quiosques de serviço.

Lúcia Alamino
Da Agência Imprensa Oficial