Especial: Atuação de cooperativas de trabalho é tema de encontro em São Paulo

Participam representantes de cooperativa da Argentina e do Uruguai

qui, 12/09/2002 - 10h03 | Do Portal do Governo

Especialistas brasileiros e convidados estrangeiros irão discutir os desafios e experiências do cooperativismo do trabalho durante o 1º Encontro Internacional de Cooperativas de Trabalho, que será realizado hoje e amanhã no auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Da América Latina, estão confirmadas as participações do presidente da Federação Cooperativa do Trabalho da Argentina, Hector Pedro Garay, e do presidente da Confederação de Entidades Cooperativas do Uruguai, Danilo Heladio Gutierrez Fiori. Virão ainda, Pedro Mendieta, que representa a Mondragon Corporação Cooperativa da Espanha e Alex Stephens, do Centro de Negócios do Trabalho Canadense.

O evento, coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert), contará com vários especialistas. O 1º Encontro Internacional de Cooperativas de Trabalho é aberto a todos os interessados, que poderão se inscrever gratuitamente até momentos antes do início, no próprio local.

Universo pouco conhecido
A cooperativa de trabalho é uma modalidade que vem despontando como opção na geração, manutenção ou recuperação de postos de trabalho, daí o interesse da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em coordenar mais um foro de discussão sobre o tema.

Não existem dados oficiais sobre o número de cooperativas no Brasil. Os registros da Ocesp mostram que o ramo Trabalho é o que mais cresce no cooperativismo. Esse número aumentou no Estado de São Paulo mais de oito vezes em dez anos. Pulou de 37 em 1992 para 313 em julho de 2002. São 258.214 trabalhadores paulistas que participam dessas associações.

Na soma das cooperativas de produção, de trabalho e de saúde, que são consideradas todas de trabalho, existe na Ocesp o registro de 506, sendo que 70% delas estão na Grande São Paulo. No Brasil, existem hoje quase 660 mil trabalhadores reunidos em 3.401 cooperativas de trabalho registradas em organizações.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria do Trabalho

Leia também: Encontro Internacional de Cooperativas de Trabalho é realizado em São Paulo