Especial: Anunciado concurso público para projeto de reforma do Ibirapuera

Obra pretende transformar o centro de atletismo paulistano em um estádio de nível internacional

qui, 31/10/2002 - 10h31 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer anunciou a realização de um concurso para modernização do Conjunto Esportivo do Ibirapuera (Constâncio Vaz Guimarães). A medida integra o projeto de reforma do complexo e tem em vista trazer de volta à capital os principais eventos esportivos do calendário nacional e mundial.

O concurso é fruto de parceria entre a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), entidade responsável pelo recebimento, fiscalização e julgamento dos trabalhos inscritos. Está prevista para o dia 11 de novembro a publicação do edital do concurso no Diário Oficial do Estado.

Espaço publicitário

O complexo esportivo abrange o Ginásio de Ibirapuera e demais instalações do parque. A reforma está orçada em R$ 2,5 milhões e trata-se do maior investimento no conjunto nos últimos dez anos. Os custos serão bancados pela iniciativa privada que receberá espaços publicitários como pagamento pelos serviços.

O vencedor das licitações terá direito à exploração publicitária durante cinco anos, a contar do término definitivo das obras. Serão instaladas placas de face dupla com propaganda. A primeira, de 30 metros quadrados, estará localizada atrás da largada da pista de atletismo. Outras três, de três metros quadrados de área, se situarão ao lado da linha de chegada, nas duas caixas do salto em distância e no jardim lateral da entrada principal do alojamento dos atletas.

Padrão internacional

A reforma pretende transformar o centro de atletismo paulistano em um estádio de nível internacional. A pista poderá receber o certificado Classe 1 da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), com leitura ótica no salto em distância, sensor de queimada na largada, piso sintético, espaço maior para as corridas dos saltos, área de aquecimento equipada com colchões, sarrafos, obstáculos e barreiras. O local terá condições de receber meetings e mundiais juvenis e de menores.

O Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães está situado no Parque do Ibirapuera. Além da pista de atletismo, possui ginásio com capacidade para 11 mil pessoas, onde são realizados shows, espetáculos culturais, atividades esportivas e de lazer. Há também o estádio para competições de futebol, ginásio de vôlei, quadras poliesportivas, de tênis e conjunto aquático, onde se realizam competições de natação e outros esportes, com espaço para 5.600 espectadores.

Há oito anos, o Troféu Brasil de Atletismo é disputado fora da Capital, por falta de instalações adequadas. O objetivo é voltar a sediar o torneio em 2003, depois do o término da reforma da pista de atletismo

Obras

O organograma prevê as seguintes obras:
Praça esportiva: Pista de atletismo e dos espaços de todas as modalidades esportivas.
Pavimento térreo: Sala para o Departamento Médico com banheiro; sala de fisioterapia; cozinha com capacidade com dispensa; copa; lavanderia; refeitório; sala de estar; sala multiuso; dois banheiros para área comum; sala para a administração, recepção e almoxarifado; sala de reuniões; sala de estudos/biblioteca; vestiário com banheiro; hall de recepção.

Primeiro andar: 14 apartamentos femininos duplos conjugados; quatro apartamentos duplos para técnicos e convidados, com banheiro privativo; sala para apoio técnico/reuniões. E o segundo andar: 20 apartamentos masculinos duplos conjugados.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer