Especial: Agricultura, pecuária e avicultura ganham incentivo no Centro-Oeste do Estado

Novo Pólo Regional de Desenvolvimento começa a funcionar a partir de hoje em Jaú

qui, 10/10/2002 - 11h00 | Do Portal do Governo

Com sede em Jaú, começa a funcionar a partir desta quinta-feira, dia 10, o Pólo Regional de Desenvolvimento dos Agronegócios do Centro-Oeste. Sob a responsabilidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), o novo pólo, 7º do Estado, vai atender a 53 municípios em uma área de 250,9 mil hectares. A Fundação Seade informa que o PIB regional é de R$ 7,879 bilhões.

As atividades estão voltadas para o setor agropecuário, do pequeno e médio produtor, de forma que os incentivem a comercializar produtos com qualidade certificada. Também oferece capacitação e treinamento, reuniões e visitas técnicas e orientação aos estágios curriculares. Além disso, trabalha com dados climatológicos e informações gerais sobre manejo de variedades de cana.

Produção diversificada

O pólo tem o objetivo de gerar e transferir conhecimento científico e tecnológico para estimular a produção sustentável e a competição nos agronegócios, além da diversificação das atividades. A sede do pólo em Jaú concentra cinco unidades de Pesquisas e Desenvolvimento nas cidades de Brotas, Gália, Bauru, Marília e Barra Bonita.

Das cidades abrangidas pelo pólo, Jaú e Lençóis Paulista destacam-se pela produção de cana-de-açúcar com área respectivamente de 42,8 mil hectares e 41,7 mil hectares. Em Marília, o gado de corte aparece com 103 mil cabeças, seguido das 87,37 mil cabeças de Cafelândia.

Na avicultura de corte, o destaque é para Torrinha com 9,24 milhões de cabeças por ano, seguido de Bariri (3,85 milhões de cabeças/ano). E a maior área de laranja está no município de Brotas (8,364 mil hectares).

Bariri, Bauru, Bocaina, Jaú, Lençóis Paulista, Lins e Marília estão entre os cem municípios do Estado com melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), que mede a qualidade de vida da população com base em condições de saúde, nível de escolaridade e acesso a infra-estruturas.

A região tem 6.056 empresas industriais, 12.010 estabelecimentos comerciais e 9.562 unidades de serviço, conforme o Ministério do Trabalho.

O Pólo Regional do Centro-Oeste está localizado na Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, km 304. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (0XX14) 621-3317.

Da Agência Imprensa Oficial e Centro de Comunicação da Apta