Escolas estaduais adotam a prática do Lien ch´i e da Meditação

Técnicas chinesas ajudam na concentração e melhora a auto-estima de alunos e professores

sex, 01/10/2004 - 11h25 | Do Portal do Governo

Mais de 3 mil professores de Educação Física da rede estadual estão utilizando as técnicas milenares chinesa durante as aulas. A prática já mostra bons resultados: maior concentração, melhora na auto-estima de alunos e professores e diminuição do stress.

Desde do começo do ano, os 764 alunos de 1ª a 4ª séria da escola da EE Sol Nascente, em São Paulo, estão participando de aulas semanais de Lien ch´i. “Estamos muito contentes com as mudanças que o Lien ch´i trouxe as nossas crianças. Os alunos adoram a aula, pois se identificam com os movimentos. A técnica nos ajudou até a trabalhar alguns problemas de disciplina”, avalia Francisco Antonio Moreira Rocha, coordenador da escola.

As capacitações nas técnicas milenares chinesa começaram em 2003. Atualmente, 1.700 professores cursam a pós-graduação na área. As aulas são coordenadas pelo médico Jou Eel Jia, presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa no Brasil.

O Lien ch’i é composto por oito movimentos derivados das artes marciais, inspirados nos animais e na natureza e cada um deles atua sobre um dos meridianos de energia do corpo. Para os chineses adeptos desta prática, o ser humano é resultado de um fluxo de energia que deve circular livremente pelo organismo para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

Lien ch´i no Escola da Família

Além das 1.500 escolas que já adotaram o Lien ch´i durante as aulas de Educação Física, 3.500 universitários do Programa também se formaram na técnica.

A cerimônia de formatura dos jovens aconteceu no dia 18 de setembro, no Parque Villa Lobos e contou com as presenças da primeira-dama Lu Alckmin, do Secretário da Educação Gabriel Chalita, além do dr. Jou Eel Jia.

Os universitários poderão utilizar as técnicas durantes as atividades do Escola da Família, que abre as portas das escolas estaduais aos finais de semana para toda a comunidade.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

M.J.