Escolas do Centro Paula Souza recebem verba para ampliar seus laboratórios

Nove unidades foram beneficiadas

seg, 03/11/2003 - 12h39 | Do Portal do Governo

Nove escolas da rede do Centro Estadual de Educação e Tecnologia Paula Souza (CEETEPS), do Interior paulista, vão receber mais de R$ 3,2 milhões em equipamentos da ONG européia Fundação Vitae, que apóia escolas públicas e privadas.

Há sete anos a entidade encaminha recursos para as escolas técnicas profissionalizantes brasileiras que elaborem projetos de aperfeiçoamento de seus laboratórios. Neste ano, das 30 instituições brasileiras que se inscreveram, o maior número de escolas contempladas concentra-se no Estado de São Paulo, que tem o maior número de rede de escolas técnicas estaduais profissionalizantes do País. O Centro Paula Souza engloba 102 escolas.

A Fundação Vitae não repassa o valor em dinheiro. Ela monta os laboratórios nas instituições com todos os equipamentos necessários. Em contrapartida, os governos estaduais também devem investir nas escolas beneficiadas. “É preciso que o prédio escolar esteja devidamente adequado, o que vai exigir mais de R$ 484 mil do Governo do Estado em reformas”, explica o diretor-superintendente do CEETEPS, Marcos Monteiro, instituição subordinada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A verba foi liberada na última quarta-feira, dia 29 de outubro, pelo governador Geraldo Alckmin e as obras serão iniciadas nesta semana. Para Monteiro, estes investimentos vão melhorar a qualidade dos cursos que serão modernizados e cujos professores serão capacitados para trabalharem com os novos equipamentos. “O fato da rede Paula Souza estar entre as escolas escolhidas mostra o reconhecimento da política educacional na área profissionalizante que o Governo vem adotando”, assinalou.

Os demais estados que também foram beneficiados pela Fundação Vitae são: Paraíba, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso, Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Estas são as escolas da rede Paula Souza contempladas e seus respectivos laboratórios que serão ampliados:

Amparo, região de Bragança Paulista: eletrônica

Campinas: laboratório de análise ambiental/instrumental e de informática aplicada

Cândido Mota, região de Assis: agroindústria

Garça, região de Marília: eletrônica

Itatiba, região de Jundiaí: eletrônica

Mogi das Cruzes, Grande São Paulo: informática

Matão, região de Araraquara: mecânica, eletrônica, eletrotécnica

Mococa, região de São João a Boa Vista: automação

Presidente Prudente: informática/física/química/biologia e de sementes

Valéria Cintra