Escola Estadual Professora Zuleika de Barros promove Semana da Saúde

Intenção é reforçar o conceito de Escola Cidadã, despertando no aluno espírito de integração

qua, 14/05/2003 - 11h17 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual Professora Zuleika de Barros, no bairro da Pompéia, realiza até a próxima sexta-feira, dia 16, a Semana da Saúde. A proposta está inserida no calendário de atividades sugerido pela Secretaria de Estado da Educação, no Planejamento Escolar no início deste ano. A secretaria, em conjunto com os educadores, elaborou um programa, com ações pedagógicas a fim de complementar o conteúdo de cada estabelecimento.

A escola aproveitou a sugestão para produzir a Semana da Saúde reforçando o conceito de Escola Cidadã. A intenção é despertar no jovem o espírito de integração, solidariedade e criatividade.

Palestras

A programação inclui palestras com especialistas sobre temas ligados à saúde, como: doenças neurológicas, cardíacas, diabetes, problemas renais, distúrbios alimentares, entre outros. As palestras serão nos três períodos: 9h, 14h e 19h30.

Os médicos Armânio Uzunian e Ernesto Birner, autores do livro de Biologia adotado pela escola, são os convidados para falar sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Os bombeiros também participam, com um treinamento básico sobre incêndio e primeiros-socorros.

Professores de todas as disciplinas estão comprometidos com o projeto. O estudo do uso de anabolizantes, por exemplo, está sendo coordenado pela professora de Educação Física. A de Química instruiu os alunos sobre medicamentos e medicina alternativa.

‘O objetivo está inserido exatamente no slogan que escolhemos: A saúde é uma conquista”, disse a professora Adriana Gunther Montero, outra coordenadora da Semana da Saúde.

Motivados pela proposta de aprender com novas atividades, os estudantes pesquisaram em livros, internet, foram a bibliotecas e utilizaram diversos materiais para contextualizar os assuntos em salas de aula. São cartazes, produção de órgãos em massas de modelar, bexigas, madeira, preservativo, massa de biscuit e jornal.

Novas amizades

Segundo uma das coordenadoras, professora Leda Maria A. Pinto, a proposta é promover a saúde como um bem a ser conquistado, além de enfatizar o trabalho em grupo. ‘A formação de equipe será um aprendizado para a vida profissional desses jovens. É gratificante o resultado do projeto. A gente percebe o potencial e a criatividade desses alunos e começa a ter um olhar diferente’, conclui a professora.

Para aproveitar os temas desenvolvidos, os escolares também estão fazendo uma votação para saber quem é a favor ou contra o uso de drogas e do aborto. O estudante João Luís F. Figueira, 17, do 3º ano C, ajudou na decoração da sala e está participando de uma peça de teatro.

João será um glóbulo branco. Segundo ele, os alunos com maior estatura foram escolhidos para serem os glóbulos brancos que lutarão contra os vírus na encenação. ‘Será uma batalha. Outros representarão a corrente sangüínea. Será bem divertido. É até bom fazer coisas diferentes porque a gente se integra com pessoas com quem nem conversávamos. Aproveito para fazer mais amizade e aprender, é claro!’.

Da Agência Imprensa Oficial