Escola da Família: Municípios interessados em implantar o projeto conhecem detalhes

Objetivo é esclarecer as principais dúvidas sobre o funcionamento do programa

qui, 30/06/2005 - 16h41 | Do Portal do Governo

De portas abertas e em busca de novos parceiros. Foi neste clima que a coordenação geral do Programa Escola da Família recebeu os secretários municipais de Educação das cidades cadastradas no site do Escola da Família para uma reunião nesta quarta-feira, dia 29.

O objetivo do evento foi apresentar os resultados de dois anos do Escola da Família, um programa que abre as escolas estaduais à comunidade nos finais de semana, oferecendo atividades culturais, esportivas, de aprendizado e de geração de renda. Agora, trata-se de estender a iniciativa às escolas municipais do Estado. Além dos secretários municipais de Educação, técnicos das áreas administrativa e financeira também foram convidados para tratar de questões específicas. Atualmente, 295 municípios estão cadastrados no site do Programa, interessados em desenvolver o Escola da Família.

CRESCER E REFORÇAR A PAZ NAS ESCOLAS

Ao longo do dia, foram lembrados detalhes ligados à conquista e à valorização de uma cultura de paz, metas do programa. A Coordenadora Executiva do Escola da Família, Cristina Cordeiro, lembrou que a idéia de atrair parceiros municipais para o programa deslanchou em março, com o convite do Governador Geraldo Alckmin, durante o Fórum Governo Educador.

Cristina lembrou ainda que o programa busca fortalecer a imagem da escola, construindo um vínculo entre a instituição e as comunidades, fato que justifica sua ampliação aos municípios. A importância das ações já desenvolvidas, desde agosto de 2003, foi ressaltada durante o encontro, uma vez que estes municípios poderão se beneficiar da estrutura existente e da iniciativa que tem gerado resultados positivos em todo o Estado, particularmente na redução dos índices de violência nas escolas.

SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DO PROJETO

Embora a forma de contratação e organização da abertura das escolas municipais seja responsabilidade dos próprios municípios, as prefeituras que decidirem aderir ao Escola da Família deverão seguir os princípios que norteiam o projeto. A Coordenadora do Escritório da UNESCO em São Paulo, Âmbar de Barros, falou sobre a conquista de ter os municípios interessados em conhecer e implantar a experiência da abertura de escolas para a comunidade aos finais de semana. Ressaltou, ainda, que com o Escola da Família, maior projeto da organização no mundo, é possível colocar em prática todos os princípios em que a UNESCO acredita.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA

J.C.