Escola da Família: Congresso discute a Escola Além da Sala de Aula

Inscrições estão abertas a educadores e interessados

seg, 15/08/2005 - 12h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo reúne professores, agentes de ensino, diretores de escolas, especialistas e interessados em educação, nos dias 23 e 24 de agosto, durante o 2º Congresso do Programa Escola da Família. Com o tema Reinventando a Escola – A escola Além da Sala de Aula, o evento acontece no Palácio de Convenções do Anhembi (rua Olavo Fontoura, 1.209, Parque do Anhembi, Santana), em São Paulo.

Aberto ao público em geral, o evento terá conferências da filósofa Márcia Tiburi, Sobre o Olhar, o Pensar e o Agir; do jornalista Gilberto Dimenstein, que comentará A Experiência do Bairro Escola; do professor José Manuel Moran, sobre O Equilíbrio entre Integração e Mudança, e do secretário de Educação, Gabriel Chalita, com o tema Reinventando a Escola. Além disso, serão feitos relatos das 89 Diretorias de Ensino do Estado, apresentando experiências bem sucedidas nos quatro eixos de ação do Escola da Família: esporte, cultura, qualificação para o trabalho e saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.escoladafamilia.sp.gov.br

Entre os temas em debate destacam-se: inclusão social, encontro de gerações, resgate de auto-estima, participação familiar, integração da escola formal com a informal, qualidade de vida, cultura de paz e protagonismo juvenil.

Os dois anos do Escola da Família estão sendo comemorados durante todos os finais de semana de agosto nas 5.306 escolas estaduais de São Paulo. Na última semana do mês os eventos se concentrarão na Capital. Além do Congresso, serão conhecidos os resultados do Concurso Fotográfico Escola da Família – O Olhar da Comunidade, dirigido aos freqüentadores do programa. Uma comissão julgadora de notáveis, composta pelos fotógrafos Jorge Araújo, José Luis da Conceição e Cezar Itibere escolherá os melhores trabalhos.

Programa Escola da Família

Implantado em 23 de agosto de 2003, o Escola da Família abre todas as 5.306 escolas da rede estadual paulista nos fins de semana, com centenas de diferentes atividades de esporte, cultura, qualificação para o trabalho e saúde. O programa chega ao segundo ano batendo recordes de público – mais de 140 milhões de participações – e de aceitação, com forte impacto na redução dos índices de violência. Este é o resultado do comprometimento de 5.306 educadores profissionais, 30 mil educadores universitários bolsistas, mais de 40 mil voluntários, 5.306 diretores ou vice-diretores, 89 supervisores de ensino, 89 assistentes técnico-pedagógicos, 315 coordenadores de área e 89 dirigentes regionais de ensino.

Contando com a cooperação técnica da Unesco e parcerias com o Instituto Ayrton Senna – responsável pelo Game SuperAção Jovem, que já chegou a mais de 2 mil escolas – e o Faça Parte, entidade que congrega, prepara e capacita voluntários, além de 335 instituições particulares de Ensino Superior que integram o Bolsa Universidade, o Escola da Família é um difusor da cultura da paz. É reconhecido por reduzir drasticamente a violência dentro e nos arredores da escola, fortalecendo nas comunidades o sentimento de pertencimento em relação ao espaço escolar, a auto-estima e a identidade cultural da população.

Redução da Violência

Depois da implantação do programa, as ocorrências contra a pessoa e o patrimônio nas escolas de todo o Estado caíram 39,5%, segundo pesquisas da Secretaria de Estado da Educação. Houve redução de 46,5% nas agressões físicas e acima de 81% no porte de drogas. Na vizinhança das escolas, os índices gerais de violência foram reduzidos em 36%.

Os dados das pesquisas confirmam que aumenta a preocupação e o cuidado da comunidade com as escolas em todo o Estado. Desde o começo do programa, as depredações caíram em 34,6%, as pichações em 35,3% e as invasões em 37,2%. Nas ocorrências contra a pessoa, a redução é ainda mais significativa: os furtos caíram 45,5%, e o porte ilegal de arma 38,1%.

2º CONGRESSO DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

Reinventando a Escola – A Escola Além da Sala de Aula

Dia 23 de agosto – terça-feira

8h30 Credenciamento

10h00 Abertura oficial

11h00 Sobre o Olhar, o Pensar e o Agir
Márcia Tiburi – Doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), é debatedora do programa Café Filosófico, da TV Cultura.

12h00 Almoço

14h30 A Experiência do Bairro Escola
Gilberto Dimenstein – Jornalista, colunista e integrante do Conselho Editorial do jornal Folha de S. Paulo; comentarista da rádio CBN; diretor pedagógico da Cidade Escola Aprendiz; integrante da Comissão Executiva do Pacto da Criança, coordenado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.

15h30 O equilíbrio entre integração e mudança
José Manuel Moran – Nascido na Espanha e naturalizado brasileiro, é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Coordenador de projetos em Educação on-line na Faculdade Sumaré (SP), é professor no programa de Mestrado em Educação da Uniban-SP e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Membro do comitê de especialistas da Secretaria de Educação à Distância do Ministério de Educação é consultor do CNPq, da Fapesp e da Capes.

16h30 Reinventando a Escola
Gabriel Chalita – Secretário de Educação do Estado de São Paulo

17h30 Apresentação do espetáculo Coisas do Brasil Ballet Stagium

Dia 24 de agosto – quarta-feira

9h00 Comunicações Orais
Relatos de experiências bem-sucedidas de 30 Diretorias Regionais de Ensino
Local: Auditórios 1, 2, 3, 4 e Auditório Elis Regina

10h30 Coffee break

11h00 Comunicações Orais
Relatos de experiências bem-sucedidas de 30 Diretorias Regionais de Ensino
Local: Auditórios 1, 2, 3, 4 e Auditório Elis Regina

12h30 Almoço

14h30 Comunicações Orais
Relatos de experiências bem-sucedidas de 29 Diretorias Regionais de Ensino
Local: Auditórios 1, 2, 3, 4 e Auditório Elis Regina

16h00 Encerramento

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.