Escola da Família: Começa a integração com as redes municipais do Estado

Com a ampliação do programa, comunidade passa a contar com mais de 6 mil escolas abertas nos fins de semana

dom, 02/10/2005 - 14h51 | Do Portal do Governo


O Programa Escola da Família, que abre as escolas estaduais aos fins de semana, foi ampliado para as redes municipais neste domingo, dia 2. O lançamento da ampliação foi feito na Escola Municipal Desembargador Amorim Lima com a presença do governador Geraldo Alckmin, do prefeito de São Paulo, José Serra, e dos secretários de Educação, Gabriel Chalita e José Aristodemo Pinnotti.

‘Essa parceria é muito positiva. A prefeitura de São Paulo oferece as escolas, professores, equipamentos e material pedagógico. Já o Governo do Estado paga os bolsistas. Eles fazem a faculdade de graça e assim retribuem para a sociedade trabalhando aos fins de semana nas escolas.

Para a efetivação do projeto, Alckmin liberou R$ 48 milhões, destinados ao custeio de 15 mil bolsas de estudos em cursos superiores a alunos universitários que atuarão como educadores nas escolas abertas nos fins de semana. Para se candidatar a uma das bolsas é necessário ter concluído o Ensino Médio na rede pública paulista (onde deve ter estudado no mínimo os três anos), estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição privada de Ensino Superior conveniada com o Programa, não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior, ter interesse e disponibilidade para participar de atividades do Programa, totalizando 16 horas para o desenvolvimento das atividades aos fins de semana junto às escolas públicas estaduais.

A Secretaria de Educação paga 50% da mensalidade, até o limite de R$ 267,00, enquanto a universidade parceira cobre o restante. Em contrapartida, o bolsista atua aos fins de semana nas escolas desenvolvendo atividades e monitorando as oficinas.

Até o momento, 337 prefeituras manifestaram interesse em aderir ao projeto e, deste total, 125 já efetivaram a adesão, perfazendo mais 717 escolas abertas aos fins de semana e mais de 2 mil bolsistas.

Sobre o programa

O Escola da Família, que completou dois anos em agosto, é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, Instituto Ayrton Senna, Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário e mais 337 instituições de ensino superior conveniadas.

‘A importância do Programa Escola da Família é permitir que a sociedade participe da vida da escola. Com isso, a instituição de ensino melhora ainda mais oferecendo para comunidade lazer, entretenimento, esporte, artes plásticas, teatro, dança, artesanato e informática. Pelo programa, você une três atores: professor, educador universitário e o educador voluntário’, destacou o governador.

Para realizar as atividades, o Programa conta com educadores profissionais (professores da rede estadual), educadores universitários (bolsistas), diretores e vice-diretores de escola, coordenadores de área e voluntários.

Desde a implantação, o projeto já alcançou mais de 140 milhões de participações da comunidade. Conta com mais de 42 mil voluntários, cinco mil educadores estaduais e cerca de 30 mil bolsistas universitários. Redução dos índices de violência e geração de emprego são alguns dos principais resultados obtidos com a iniciativa.

Takao Miyagui