Esclarecimento: Adolfo Lutz diz que moluscos da Billings são impróprios para o consumo

Alerta é do Centro de Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria da Saúde

sex, 19/09/2003 - 19h21 | Do Portal do Governo

O Instituto Adolfo Lutz divulgou a análise dos ‘mariscos gigantes’ encontrados na Represa Billings, constatando elevadas concentrações de cromo e alertando a população para que evite o consumo dos moluscos.

As Secretarias de Estado da Saúde, do Meio Ambiente e da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento divulgaram a seguinte nota conjunta de esclarecimento:

Esclarecimento:

O Centro de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, esclarece que o consumo de ‘mariscos gigantes’ (moluscos bivalves) provenientes da represa Billings deve ser evitado, pois análises realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) em amostras destes animais revelaram concentrações de cromo acima dos valores da legislação brasileira para alimentos.

Os demais pescados provenientes da represa deverão ser analisados nos próximos dias pelo Adolfo Lutz, recomendando-se também a suspensão do seu consumo.

Em relação à água proveniente da represa Billings destinada ao abastecimento público, oriunda do braço Rio Grande (Sistema Rio Grande) ou do braço Taquacetuba (Sistema Guarapiranga), o Programa de Vigilância da Qualidade da Água (Proagua) e a Sabesp asseguram que se encontra 100% apropriada para o consumo, não representando absolutamente risco algum à população das regiões atendidas por esses Sistemas.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por intermédio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que realiza o monitoramento da qualidade das águas do braço do Rio Grande desde 1978, informa que, nos pontos analisados, os valores para cromo encontram-se dentro dos padrões legais.’