Esalq: Universidade comemora 40 anos com homenagens e a publicação de um livro

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 15

ter, 14/09/2004 - 12h53 | Do Portal do Governo

Desde 1964, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, oferece cursos de pós-graduação em ciências agrárias. Para comemorar estes 40 anos de história, a Comissão de Pós-Graduação da unidade realiza uma série de eventos, inclusive com o lançamento de um livro comemorativo.

Nesta quarta-feira, dia 15, às 14h30, haverá uma reunião solene no Salão Nobre da Esalq em que serão homenageados ex-presidentes e ex-funcionários que trabalharam no serviço de pós-graduação da Escola desde a sua criação. Também será feita uma menção à Universidade de Ohio, devido ao intenso intercâmbio de alunos e professores que a instituição norte-americana manteve com a Esalq durante dez anos, promovendo importante diálogo acadêmico.

Além de autoridades municipais e estaduais, a sessão solene contará com a presença da professora Suely Vilela, pró-reitora de Pós-Graduação da USP, e do vice-reitor da Universidade, professor Hélio Nogueira da Cruz. Será feita uma homenagem da Pró-Reitoria de Pós-Graduação à Esalq pelos seus 40 anos.

Livro

Entre os dias 11 e 16 de outubro, durante a Semana Luiz de Queiroz, acontecerá o lançamento do livro A Pós-Graduação na Esalq: 40 anos de história. Elaborado por uma comissão escolhida pelo professor José Roberto Postali Parra, diretor da Esalq, a obra pretende retratar a trajetória deste serviço acadêmico na instituição.

Apenas 54 alunos ingressaram nos seis programas de pós-graduação oferecidos pela Esalq quando da criação do serviço, em 1964, devido à necessidade de aperfeiçoamento do corpo docente e das linhas de pesquisa. Desde a primeira tese, defendida em 1966, a pós-graduação na Esalq cresceu. Hoje em dia, os 16 programas de mestrado e doutorado da instituição contam com mais de mil alunos, distribuídos entre as 374 disciplinas oferecidas.

‘Nas ciências agrárias, a Esalq foi pioneira na implantação da pós-graduação dentro da USP e, no Brasil, foi precedida somente pela Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais’, conta Clarice Garcia Borges Demétrio, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Esalq. ‘Desde a sua implantação, o serviço de pós-graduação vem contribuindo com excelência na formação de profissionais para todo o País’, afirma.

Da Redação da Agência USP