Equipe da Educação da USP cataloga na Internet livros didáticos usados no Brasil

Banco de dados na rede, com edições de quase dois séculos, será útil para pesquisadores e professores brasileiros

sex, 11/02/2005 - 13h00 | Do Portal do Governo

Um grupo multidisciplinar desenvolve, na Faculdade de Educação (FE) da USP, em São Paulo, base de dados de livros didáticos utilizados no Brasil, de 1810 aos dias atuais. É o Projeto Educação e Memória: Organização dos Acervos de Livros Didáticos, iniciado em 1993 e dividido em duas partes. A primeira é a apresentação de um banco de dados na Internet e a outra, a estruturação de uma biblioteca, na própria FE, somente com este tipo de publicação.

A historiadora Circe Bittencourt, coordenadora do projeto, informa que sua equipe catalogou cerca de 5 mil obras. Contudo, o banco de dados na Internet terá, no início, 2 mil, que estarão disponíveis para consulta ainda este mês, no site da FE (www.fe.usp.br). Nos dados, a pessoa encontrará nome do livro, autor, editora, disciplina abordada, nível escolar a que se destina, gênero (livro, apostila, manual, tipo de aluno ou professor e outras informações) e quantas edições da obra existem ou existiram.

Livro didático, explica Circe, costuma ter várias edições no decorrer dos anos. Ela conta que, em sua catalogação, encontrou obras como Através do Brasil, de Manoel Bonfim e do poeta parnasiano Olavo Bilac, que teve mais de 150 edições no período em que foi publicada, entre 1910 e 1960. Outra curiosidade é Livros e Leitura, de Felisberto de Carvalho, que circulou de 1888 a 1964, em mais de uma centena de edições. Essas informações estarão nas fichas na Internet.

Didáticas e raras – A primeira parte, a do banco de dados, é chamada de Projeto Livres (livros escolares) e destina-se a pesquisadores do tema em todo o País. A professora Circe trabalhou em tese sobre o tema, há vários anos, quando fez seu doutorado. “Para facilitar a vida de pesquisadores, vamos mostrar na ficha em qual biblioteca se encontra o livro, se ainda existir. Caso contrário, o interessado será informado de publicações nas quais a obra foi citada ou comentada”, observa a historiadora.

O banco de dados terá imagem das capas das edições e de algumas ilustrações internas. Há, também, a intenção dos organizadores de, futuramente, digitalizar obras didáticas raras. Uma equipe de 40 pessoas trabalha na catalogação, com especialistas em cada matéria escolar. Participam professores da USP, Unicamp e PUC-SP, bolsistas, estudantes de mestrado e de pós-graduação, colaboradores de universidades do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e, em breve, de Estados do Norte e Nordeste.

Biblioteca do Livro Didático

A segunda etapa do projeto trata da organização da Biblioteca do Livro Didático, na FE-USP. Circe Bittencourt informa que esta unidade é especial, separada da biblioteca normal. Atualmente, o setor dispõe de, aproximadamente, 5 mil obras, mas existem milhares à espera de espaço. Ao contrário da biblioteca normal, esta unidade não é circulante. Os livros só podem ser manuseados no local. Pesquisadores interessados em trabalhar com as obras devem marcar horário pelo telefone (11) 3091-3148.

SERVIÇO
Faculdade de Educação da USP

Avenida da Universidade, 308 – Cidade Universitária – São Paulo – CEP 05508-900 – Telefone (11) 3091-3517
E-mail da professora Circe Bittencourt: circe@usp.br

Da Agência Imprensa Oficial
Por Otávio Nunes

(LRK)