Equipamentos: CPTM usa madrugadas para a troca de aparelhagem na linha C

nd

qua, 24/10/2001 - 13h20 | Do Portal do Governo

Mais 13 novos AMVs (Aparelho de Mudança de Via) estão sendo implantados na linha C, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM -, que liga Osasco a Jurubatuba, no trecho entre Jaguaré e Santo Amaro. Além desses, outros 12 dispositivos vêm sendo remodelados, atualmente, na mesma área.

Os investimentos na aparelhagem de mudança de via são importantes para aumentar a velocidade máxima dos trens, de 90 km/hora, diminuindo conseqüentemente o intervalo entre composições. Hoje, com os novos dispositivos o total de AMVs no percurso de Osasco a Jurubatuba chega a 49. Ainda faltam 24 para serem trocados.

Esses aparelhos permitem que um trem seja desviado de uma para outra via, sempre que necessário. No caso de algum problema, a composição não fica parada. A linha C, paralela à Marginal Pinheiros, tem 48.800 metros ida e volta, de Osasco até Jurubatuba.

O trabalho é de difícil identificação por parte dos usuários, até por que é feito nas madrugadas, para prejudicar menos a operação que sempre acaba um pouco afetada.