Entrega de 73 viaturas reforça policiamento na Baixada Santista

Governador assinou também convênio para gestão compartilhada na área da Educação

qui, 14/04/2005 - 11h48 | Do Portal do Governo


O policiamento na Baixada Santista está sendo reforçado com 73 viaturas policiais. Nesta quinta-feira, dia 14, em evento na cidade de Santos, o governador Geraldo Alckmin entregou 55 viaturas para a Polícia Militar e 18 viaturas para a Polícia Civil. Alckmin também assinou convênio com a prefeitura do município para gestão compartilhada na área da Educação.

As viaturas da Polícia Militar beneficiam os seguintes municípios: Santos (15 viaturas), Praia Grande (5), Bertioga (3), Cajati (1), Cubatão (6), Guarujá (5), Iguape (1), Itanhaém (3), Jacupiranga (1), Juquiá (1), Miracatu (1), Mongaguá (1), Pariquera-Açu (1), Peruíbe (3), Registro (3) e São Vicente (5). As viaturas da Polícia Civil seguem para: Santos (4 viaturas), Praia Grande (1), Guarujá (1), Iguape (1), Itanhaém (2), Ilha Comprida (1), Itariri (1), Jacupiranga (2), Miracatu (1), Pariquera-Açu (1), Peruibe (1), Registro (1) e São Vicente (1). O Governo do Estado investiu mais de R$ 2,3 milhões na compra dos veículos.

Foram entregues ainda viaturas e equipamentos – motores de popa, rádios portáteis, equipamentos respiratórios e contra fogo – para o Corpo de Bombeiros da região. Bertioga recebeu um veículo especial ABSR (auto-bomba, salvamento e resgate), Registro, uma viatura de resgate, e Santos, uma moto aquática (jet ski).

O governador anunciou que a ação da Força Tática – novo modelo de policiamento para operações especiais que utilizam viaturas Blazer com quatro homens fortemente armados – está sendo ampliada na região para mais cinco municípios: Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Peruíbe e Registro. ‘A Força Tática já atua em Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e Mongaguá. Hoje, estamos dobrando o número de cidades atendidas nessa modalidade de policiamento’, destacou.

O secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro, informou que o índice de delitos a cada 100 mil habitantes era de 49,39 na região, em 1999. Em 2004, esse índice caiu para 12,23 a cada 100 mil habitantes.

Alckmin antecipou que voltará ainda este ano à região para entregar várias obras: a revitalização do Aquário Municipal, o Teatro Coliseu (que terá obras retomadas nos próximos dias), 160 apartamentos da CDHU no bairro Nova Cintra e 60 no Paquetá (projeto de erradicação de cortiços), em Santos; a duplicação da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (Itanhaém-Peruíbe) e o aeroporto de Itanhaém). ‘Vamos suar a camisa em benefício da população da Baixada Santista’, afirmou.

Gestão compartilhada na Educação

O convênio assinado com a prefeitura de Santos prevê o desenvolvimento de um projeto piloto, inédito no Estado, que consiste na gestão compartilhada na Escola Estadual dos Andradas, no bairro Aparecida. Para o governador, esse convênio é importante porque se consegue ter educação infantil, ensinos fundamental e médio no mesmo local, com gestão compartilhada em tempo integral.

Parte da escola será administrada pela prefeitura, oferecendo à população educação infantil (0 a 6 anos) e ensino fundamental (1ª a 4ª) e outra parte continuará a ser administrada pelo Estado, dando continuidade ao atendimento de 5ª a 8ª série e ensino médio. Esse estabelecimento tem 16 salas de aula, seis banheiros, cantina, sala de apoio e biblioteca.

No bairro não existe atendimento de educação infantil e do ensino fundamental e a parceria irá possibilitar que o aluno ingresse na creche e permaneça na mesma unidade escolar até a conclusão do Ensino Médio.

Visita à Vila Belmiro

Durante sua visita à cidade, o governador Geraldo Alckmin participou, na Vila Belmiro, das comemorações dos 93 anos do Santos Futebol Clube. Ele entregou a medalha do Mérito Esportivo, concedida ao clube pela conquista do Campeonato Brasileiro de 2004, e as faixas de campeões aos jogadores e comissão técnica.

‘É quase um século de história, de idealismo e garra que fez do Santos uma escola de craques. Esporte é uma das melhores contribuições para tornar uma sociedade mais justa e melhor’, disse Alckmin, ao entregar as faixas aos jogadores. Lembrou, também, uma frase de Mário Covas, que, quando simpatizava com alguém, costumava dizer que ‘essa pessoa é muito boa. Deve ser da Vila Belmiro’.

Nicolás Leoz, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, agraciou o governador com o Grande Colar Extraordinário, honraria concedida pela entidade por sua contribuição ao futebol continental.

O presidente do Santos F.C., Marcelo Teixeira, agradeceu a presença do governador e deu uma boa notícia para os torcedores santistas. Ele anunciou que o jogador Robinho permanece no clube até 2006.

Encerrando o evento, o governador inaugurou a exposição Uniformes ao Correr do Tempo, que ficará permanentemente da sede do clube, e o novo espaço do Memorial das Conquistas, elaborado para receber os troféus dos títulos brasileiros de 2002 e 2004.

Macedo Júnior / Carlos Prado