Entra em funcionamento a Central de Atendimento ao Exportador

Serviço faz parte da primeira etapa do Centro de Logística de Exportação e visa facilitar a vida do micro e pequeno empresário que queira entrar no co

qua, 13/08/2003 - 16h58 | Do Portal do Governo


Reunir num único espaço vários postos que prestem atendimento ao micro e pequeno empresário que queira exportar, com a instalação de órgãos da Receita Federal, Banco do Brasil, BNDES, Câmaras de Comércio Bilateral, Consulados, Correio, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, entre outros.

Esta é a proposta do Centro de Logística de Exportação, que teve sua primeira etapa inaugurada nesta quarta-feira, dia 13, pelo governador Geraldo Alckmin com a instalação da Central de Atendimento ao Exportador, que vai tirar dúvidas por telefone e pela internet do empreendedor que queira ingressar na atividade do comércio exterior.

A Central de Atendimento ao Exportador é um programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que vai funcionar nas dependências da Secretaria da Agricultura, bairro da Água Funda, Zona Sul da Capital, devido a sua grande oferta de espaço físico. Por meio do telefone (11) 3272-7374, ou pelo site www.exporta.sp.gov.br, ou ainda pelo e-mail central@exporta.sp.gov.br, o empreendedor poderá tirar suas dúvidas.

O serviço já está em funcionamento e pode ser utilizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. O call center está programado para receber 2.500 chamadas/mês. Já o acesso à internet é ilimitado. Os casos mais complexos serão respondidos em até 48 horas. A segunda etapa do Centro de Logística de Exportação inclui a implantação física dos postos de atendimento, num espaço de 30 metros quadrados, com previsão de funcionamento em 2004.

A Central foi criada em parceria entre o Governo do Estado, que cedeu as instalações, e a BM&F, que investiu US$ 100 mil na execução de atendimento telefônico e pela internet. Tem apoio do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Comércio Exterior que vai oferecer consultores.

Com a instalação da Central de Atendimento ao Exportador, o Governo pretende orientar os empresários, além de identificar os gargalos que inibem o aumento das exportações paulistas, para poder ampliar a geração de trabalho e renda.

‘Estamos fazendo um grande esforço para facilitar a vida do exportador, concentrando num único local esta gama de serviços, que nem sempre chega até o pequeno empresário’, explica o assessor especial da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, responsável por este assunto, Marcelo Fonseca.

Exportar é o caminho

Ao inaugurar a nova central de atendimento, o governador disse que, como o mercado interno está reprimido, a exportação é o caminho mais rápido para se abrir mais postos de trabalho no País. ‘ Esperamos que as micro e pequenas empresas cresçam, pois elas exportando têm escala, reduz o custo e melhora a competitividade’, declarou.

Ele ainda destacou que São Paulo está se transformando numa grande plataforma exportadora. ‘No ano passado, dos US$ 60 bilhões exportados pelo Brasil mais de US$ 20 bilhões foram do Estado de São Paulo. Alguns setores foram responsáveis por 70% da exportação brasileira, como o de carne, sucroalcooleiro, automotivo, têxtil’.

O governador ainda destacou a boa infra-estrutura do Estado, como a ampliação do sistema Anchieta-Imigrantes, o Rodoanel, que agora chegará até o ABC, a construção do segundo Pier de São Sebastião, o Agroporto de Cubatão, os acessos rodoviários e ferroviários que ajudam a chegar até o sistema portuário, além das ampliações dos aeroportos.

Entre as inúmeras informações que o micro empresário pode obter na Central de Atendimento ao Exportador estão o acesso ao financiamento, dados sobre variação cambial, além do serviços do Exporta Fácil do Correio, que envia produtos para o exterior no valor de até US$ 10 mil por pacote.

O local contará com um gabinete onde serão recebidas as missões estrangeiras e um auditório para a realização de palestras e conferências do comércio exterior. Toda esta infra-estrutura, avalia Fonseca, vai impulsionar as vendas do pequeno empreendedor. Há muitas micro e pequenas empresas com grande potencial para exportar, porém elas não participam desta atividade, porque encontram uma série de dificuldades, revela.

No ano passado, 8.165 empresas do Estado exportaram. Dentro deste universo, as 50 maiores (Embraer, Volks, Motorola, IBM, GM, Cutrale, Fischer, entre outras) exportaram mais de 50% do valor total do Estado (US$ 20 bilhões), o equivalente a US$ 10 bilhões. O que mostra uma acentuada concentração das grandes empresas, que já contam com o seu próprio departamento de comércio exterior.

Por isso, estamos criando a Central de Atendimento ao Exportador para ajudar os pequenos e médios empresários que são os que têm maiores dificuldades para exportar, revela Fonseca. De acordo com dados do Sebrae, existem no Estado, R$ 1,3 milhão de micro e pequena empresas. Anualmente, três mil novas empresas ingressam na atividade do comércio exterior.

Valéria Cintra