Entidade será reformada depois da Semana da Solidariedade

Lu Alckmin visita a 13ª entidade de assistência a portadores de deficiência. Amanhã, ela encerra a 4ª Semana da Solidariedade

seg, 20/09/2004 - 20h12 | Do Portal do Governo


Um dia antes de encerrar a IV Semana da Solidariedade no Estado de São Paulo, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lu Alckmin, visitou nesta segunda-feira, dia 20, a Fraternidade Irmã Clara (FIC) assistência ao portador de paralisia cerebral, entidade localizada embaixo do viaduto Pacaembu, no cruzamento da Av. Pacaembu com a Rua Barra Funda, na Barra Funda, Zona Oeste da cidade.

A instituição é premiada pela excelência na qualidade do atendimento de 36 portadores de Paralisia Cerebral moderada e grave pela Kanitz & Associados e tem chancela em auditoria social pela CAF América, entidade americana.

‘Esta é 13ª entidade que atende a deficientes que visito, só hoje eu passei em várias na Zona Leste e Sul da cidade. Faço aqui o meu apelo para que cada um dê sua contribuição’, disse Lu Alckmin.

A presidente da entidade, Elizabeth Rodriguez Teixeira, explicou que entre os atendimentos diferenciados da FIC (www.ficfeliz.org.br) estão médico fisiatra, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeutas, entre eles neuromotores, cardiorrespiratória e hidroterapeuta. ‘Aqui temos até piscina aquecida para as crianças, mas sobrevivemos de doações’ acrescentou.

‘Por primar com a qualidade do atendimento, a parte de infra-estrutura ficou em segundo plano’, disse o diretor de comunicação da FIC, José Albino. ‘Mas graças a Deus estamos recebendo esta doação’, completou.

Ele referiu-se a reforma que o espaço receberá de empresas vinculadas à secretaria da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento. ‘Vai ser implantado reservatórios para reuso de água, um novo banheiro e até novas instalações elétricas para evitar quebra de energia quando houver sobrecarga’, disse o gerente da FIC, Elviro Leal. ‘Vamos economizar na conta de água, que chega a R$ 2,6 mil todos os meses’, acrescentou.

O presidente da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), José Sidnei Colombo Martini, disse que a reforma elétrica estará pronta no fim de outubro. Já o presidente da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOF), Sergio Augusto de Arruda Camargo, explicou que a empresa está concluindo o relatório de necessidades para conduzir essa reforma.

O secretário da Energia Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, Lembrou que o projeto de reuso da água será conduzido pela Sabesp.

A Instituição, ainda recebeu várias outras doações, entre elas de medicamentos, fraldas descartáveis e alimentos. ‘Parte deste material foi doado por funcionários das empresas da secretarias, parte da Polícia Civil, da Bauducco e outras por empresários, que estão contribuindo com a Semana da Solidariedade’, disse Arlete Arce.

Com 52 funcionários cuidando 24 horas dos 36 internos, de 6 a 42 anos, a entidade trabalha ainda com a capitação de recursos. Ela realiza bazares beneficentes, eventos com churrasco e festas e ainda criou a FIC Voluntários e a FIC Carona Solidária.

A escrevente aposentada, Eunice Conceição da Silva, voluntária na casa, disse se sentir valorizada pelo trabalho que realiza. ‘Sentia necessidade de ajudar as pessoas, hoje trabalho como voluntária também com moradores de rua.’

Lu Alckmin encerrou a visita dizendo: ‘é importante que vocês não façam disso apenas uma semana, mas a vida toda.’ Ela pediu ainda que empresários continuem dando chance de trabalho aos deficientes. ‘Essas pessoas são muito dedicadas e precisam de amor e carinho’.

Lilian Santos – C.M.