Ensino público da rede estadual ganha reforço de 11.348 professores

Alckmin assina decreto autorizando nomeação de educadores aprovados no maior concurso público realizado no Estado

sex, 16/07/2004 - 9h43 | Do Portal do Governo

Os estudantes da rede pública estadual de São Paulo voltarão às aulas em agosto com um expressivo reforço de educadores. O governador Geraldo Alckmin assinou decreto – publicado na edição desta sexta-feira, dia 16, do Diário Oficial do Estado, autorizando a nomeação de 11.348 professores aprovados no maior concurso público realizado no Estado para a contratação de Professor de Educação Básica nível II (5ª a 8ª séries do ensino Fundamental e Ensino Médio), em novembro de 2003. Desse total, 2.544 são na Capital, 2.364 na Grande São Paulo e os demais em outras regiões do Estado.

O governador também assinou decreto para a nomeação de 795 secretários de escolas, aprovados em um concurso realizado em setembro de 2003.

A contratação dos professores efetivos da rede estadual de ensino – para as disciplinas de Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Artística, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química – “tem como objetivo o fortalecimento da equipe escolar na execução e consolidação das propostas educacionais do Governo do Estado e no investimento na qualidade do ensino público estadual. Além da contratação de professores, o Estado também tem investido na capacitação dos profissionais que já integram a rede”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Em 2002/2003, foram investidos R$ 265 milhões em programas de capacitação. Para 2004, a previsão é de que sejam investidos R$ 111 milhões. “São investimentos como esses que fazem o Estado de São Paulo ter hoje 100% das crianças de 7 a 14 anos nas escolas, índice que chega a 97,5% na faixa dos 15 aos 17 anos”, destacou Alckmin.

O governador acrescentou que a nomeação desses professores efetivos, aprovados no maior concurso já realizado em São Paulo, “é mais uma medida no sentido de melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas estaduais, que é um compromisso desse Governo”.

Os decretos e a relação de pessoas nomeadas podem ser consultados pela internet, no Diário Oficial do Estado – Poder Executivo – Seção II.