Ensino: Guaratinguetá abre inscrições para Olimpíadas de Matemática

Projeto visa aumentar ampliar habilidade e competência de alunos

sex, 04/03/2005 - 9h44 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições da 5º edição das Olimpíadas de Matemática para escolas estaduais e municipais, na Diretoria de Ensino de Guaratinguetá. As vagas serão preenchidas do dia 1º até o dia 15 de março. A competição, para alunos da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio, tem como objetivo elevar a auto-estima dos estudantes, oportunizando sua participação em eventos culturais e educacionais.

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, o assistente técnico-pedagógico de matemática, Carlos Roberto Areco, apresentou o projeto que conta com a parceria da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), da Secretaria de Estado da Educação, e do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da USP. Os professores do IME capacitam os educadores estaduais com aulas de atualização e qualificação.

Segundo Areco, o projeto tem a finalidade de desenvolver e ampliar habilidades e competências, preparando o aluno para o mercado de trabalho, nas relações social e cultural, com o apoio e envolvimento da família. “Com essa atividade, vamos repensar a forma de ensinar e aprender matemática, impulsionando um estudo interdisciplinar. Isso possibilita o trabalho em equipe, buscando o desenvolvimento da cidadania”.

As Olimpíadas de Matemática serão dividida em três fases. A primeira, para a inscrição das escolas, orientação aos professores e seleção das duplas para os exames. Na segunda, os selecionados participam das eliminatórias no mês de outubro, nos pólos: Guaratinguetá, dia 3, Lorena, dia 10 e Cruzeiro dia 17. Na terceira, as duplas que obtiverem a primeira colocação na fase anterior disputam a final no Pólo Guaratinguetá, no dia 18 de novembro.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

M.J.