Ensino: Alunos da USP são premiados pelo Ministério da Educação

Prêmio foi dado aos 27 melhores colocados da prova que abrangeu 24 categorias

sex, 17/01/2003 - 11h10 | Do Portal do Governo

Nove graduandos da Universidade de São Paulo (USP) foram premiados pelo Ministério da Educação (MEC) no Exame Nacional de Cursos, o Provão, de 2002. Eles receberão bolsa de mestrado ou doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes). O prêmio foi dado aos 27 melhores colocados da prova, que abrangeu 24 categorias.

A USP foi a universidade com mais alunos premiados:

Do curso de Agronomia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) de Piracicaba, Gustavo Caminoto Geiser;
da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Henrique Fina;
da Faculdade de Medicina (FM), Rafael Ferreira Coelho;
da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Cláudia Yamada;
da Faculdade de Odontologia de Bauru da USP (FOB), Kelly Fernanda Galvão Cuiqueto;
do Instituto da Física (IF), Evandro Freire da Silva;
do Instituto de Química (IQ), Rodrigo Maghdissian Cordeiro.

Da Escola Politécnica (EP), foram premiados dois alunos: Rui Vogt Alves da Cruz, da Engenharia Química e outro graduando que não quis divulgar seu nome.

Graduandos de outras 18 instituições universitárias também receberam o prêmio, dentre elas duas estaduais, 12 federais e quatro particulares. Eles também serão convidados a integrar uma comissão do MEC em sua área. Os alunos dividirão com os demais membros as funções de definir o formato das provas, determinar o conteúdo que deve ser verificado e apresentar sugestões para o aperfeiçoamento do processo.

A bolsa como premiação foi instituída em 2000. O objetivo é reconhecer o esforço dos melhores universitários e estimular a continuação de seus estudos. O Provão é uma avaliação anual, realizada em formandos dos cursos de graduação. Em 2002 foram avaliadas 24 áreas, abrangendo cerca de 90% de todos os concluintes de educação superior no País. Em 2003, o número de categorias aumenta para 26.

Por Beatriz Camargo, da Agência USP de Notícias

V.C.