Energia: Trabalho da CESP é premiado em seminário internacional

Automação digital foi o tema desenvolvido

ter, 30/09/2003 - 16h40 | Do Portal do Governo

O trabalho Automação Digital na CESP com a Implantação de Sistemas de Supervisão, Controle, Monitoramento e Diagnóstico, produzido pela Companhia Energética de São Paulo (CESP), empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, foi premiado em seminário promovido pela Comisión de Integración Energética Regional (Cier) na Colômbia.

O trabalho foi escolhido pelo Comitê Organizador como o melhor, entre os 21 selecionados para serem apresentados nas seções técnicas da área de geração do Seminário Internacional de Manutenção e Serviços Associados em Sistemas Elétricos (Simse) Cier 2003.

As razões que levaram a CESP a adotar a automação digital como ferramenta capaz de conduzir aos objetivos almejados e, também, a sistemática adotada para alcançar esses objetivos foram objeto do trabalho premiado, de autoria dos engenheiros Libério Pacelli Gonzaga Ribeiro, Toyoharu Komatsu, Luis Tadeu Lopes de Freitas e Jorge M. Oura, do Departamento de Engenharia e Gestão da Manutenção da CESP.

Foram mostrados, com base na experiência da automação digital da Usina Hidrelétrica Paraibuna, localizada no município de mesmo nome, em São Paulo, alguns detalhes importantes que devem ser seguidos nas etapas de implantação de um sistema de supervisão e controle digital.

Outro aspecto abordado pelo trabalho foi a experiência da CESP com o uso de sistemas de monitoramento e especialistas para se obter diagnósticos e prognósticos confiáveis e os benefícios decorrentes da implantação da automação digital.

A CESP foi parabenizada pelo trabalho em comunicado enviado à Empresa pelo coordenador da Área de Geração do Comitê Brasileiro do Cier (Bracier), Edgar Félix de Oliveira Júnior. No comunicado ele registra que ‘o trabalho apresentado foi de excelente nível e, com certeza, em muito contribuiu para a elevação do nome da engenharia brasileira e da CESP’.

O Simse foi realizado no período de 10 a 13 agosto de 2003, em Cartagena de Índias, na Colômbia, com a participação de todos os países da América do Sul e dos Estados Unidos, Espanha, França e Cuba.

O Cier é uma organização internacional integrada por 200 empresas elétricas da América do Sul para desenvolver atividades de cooperação técnica entre elas e para promover a integração do setor elétrico da América do Sul.

Do Departamento de Comunicação da CESPE/L.S.