Energia: Sabesp inicia hoje estudos com microturbina para autogeração

Aviso de Pauta - Quarta-feira, dia 18, às 15 horas

ter, 17/12/2002 - 19h45 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 18, às 15 horas, a Sabesp dá inicio aos estudos para autogeração de energia elétrica a partir da biomassa produzida no processo de tratamento de esgotos. O princípio utiliza uma microturbina instalada na maior estação de tratamento de esgotos da América Latina, a ETE Barueri.

O projeto faz parte de um convênio estabelecido entre a Sabesp e a USP, por meio do Instituto de Eletrotécnica e Energia – IEEE, do Centro Nacional de Referência em Biomassa – Cenbio. O convênio, assinado em 2001, objetiva avaliar a viabilidade para geração de energia elétrica para as próprias instalações da Sabesp, bem como para municípios de pequeno porte.

Os resultados dessa fase de estudos servirão como parâmetro para a possível implantação de estações de tratamento com reatores anaeróbios, em substituição ao atual sistema de lagoas, com vantagens econômicas, ambientais e comerciais.

Responsabilidades – A implantação da microturbina, fabricada pela Capstone e adquirida da Enedis, empresa que fará o treinamento dos profissionais da Sabesp, será um trabalho de divisão de responsabilidades.

A USP, o IEEE e o Cenbio ficarão com coordenação e execução das atividades, como o potencial e as características da produção de biomassa, entre elas o biogás. As três instituições também farão a coordenação do desenvolvimento de análises técnicas, econômicas e ambientais em comparação às unidades internacionais já existentes, além do acompanhamento da performance no âmbito internacional, entre outras atividades.

O Cenbio investiu cerca de 80% do valor total do convênio de R$ 200 mil para aquisição da microturbina e do tratamento do biogás, incluindo filtros, compressor, desumidificador, secadores e peças de reposição. O restante ficou a cargo da Sabesp, como aquisição de sensores, softwares, painéis, válvulas, mangueiras, conexões e tubos de exaustão, além da manutenção de todo o sistema.

O evento, que marcará o início dos estudos será realizado na Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri, contará com as presenças do secretário de Energia e de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras/Presidente da Sabesp, Mauro Arce; do vice-presidente da Metropolitana de Produção, Antonio Marsiglia Netto; além do Reitor da USP, Adolpho José Melfi. A ETE Barueri fica na Avenida 1º de Maio s/nº.

Assessoria de Imprensa da Sabesp
G.L.