Energia: Sabesp adota técnicas alternativas para produção de energia elétrica

Alternativa trará economia nos gastos e vantagens ao meio ambiente

sex, 19/03/2004 - 16h10 | Do Portal do Governo

Um dos insumos mais utilizados pela Sabesp, empresa vinculada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, para manter os equipamentos das estações de tratamento de água e reservatórios em pleno funcionamento é a energia elétrica. Mas além de consumir, a empresa também pode gerar este recurso de forma alternativa, propiciando economia nos gastos e vantagens ao meio ambiente.

Desde dezembro de 2002, a Sabesp realiza um projeto piloto que envolve a utilização de uma microturbina de 30 quilowatts, com o aproveitamento do biogás produzido nos biodigestores, resultante do tratamento de esgotos, cujo componente principal é o gás metano (64%).

Neste trabalho, a empresa possui um convênio com a Universidade de São Paulo, através do Instituto de Eletrotécnica (IEE) e do CENBIO (Centro Nacional de Referência em Biomassa) para analisar o desempenho do equipamento e do sistema de limpeza e tratamento do biogás, e comparar com outras tecnologias. Além disso, a Sabesp elaborou um projeto para o aproveitamento de todo o biogás produzido na Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri, com potência instalada inicial de 3 mil quilowatts, com motores do tipo ciclo Otto.

Para ter uma idéia dos ganhos, esta geração representa 30% do total da energia consumida nesta estação de tratamento de esgotos. O calor resultante do funcionamento do motor também será reaproveitado para aumentar a temperatura de operação dos biodigestores e melhorar a eficiência operacional. ‘Ambientalmente, o projeto também é vantajoso porque o gás que seria queimado serve como combustível’, explica Sebastião de Paula Coura, gerente do Departamento de Gestão de Energia da Sabesp.

Outro programa é a geração de energia elétrica no Sistema Cantareira por meio de turbinas hidráulicas que serão instaladas no Rio Juqueri-Mirim, entre os municípios de Mairiporã e Nazaré Paulista e na chegada de água bruta da Estação de Tratamento de Água Guaraú. O total da potência instalada dos dois casos será de 7,4 megawatts, quantidade suficiente para atender as necessidades desta estação e fornecer o excedente para outro ponto de consumo da Sabesp.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S