Energia: Primeira turbina gás do projeto de ampliação da Usina Termelétrica de Piratininga chega hoj

nd

sex, 24/08/2001 - 11h39 | Do Portal do Governo

A Usina Termelétrica Piratininga, que pertence a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), está recebendo nesta sexta-feira, dia 24, a primeira turbina a gás natural. Este é o passo inicial para a implantação do projeto de ampliação e modernização da Usina, localizada no bairro de Santo Amaro, zona sul da capital paulista.

No dia 14 de agosto chegaram ao Porto de Santos os dois primeiros conjuntos de turbina-gerador, que, juntos, consumirão 1,4 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia. Esses conjuntos vão agregar ao sistema elétrico brasileiro 200 megawatts a mais de energia elétrica durante esta primeira fase de operação, cujos testes estão previstos para o mês de dezembro deste ano. Ao final de 2003, a nova parte da Usina estará operando em plena capacidade, gerando 600 megawatts de energia elétrica.

Cada turbina pesa, em média, 183 toneladas. O transporte de Santos para São Paulo é feito por carretas especiais. A ampliação da Usina Piratininga é resultado de uma parceria entre a EMAE, vinculada à Secretaria Estadual de Energia, e a Petrobras.