Energia: Estação de energia da CPTM é a mais moderna do Brasil

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ter, 29/01/2002 - 15h46 | Do Portal do Governo

Está pronta a Subestação Primária Guido Caloi, considerada o ‘coração’ do sistema de energia da Linha 5, trecho Capão Redondo-Largo 13, em construção pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da Secretaria dos Transportes Metropoliotanos. Essa central de transformação de energia elétrica é a mais moderna em operação no país.

A Subestação possui equipamentos e sistemas que incorporam as mais recentes tecnologias existentes no mundo. Tratam-se de componentes com elevada vida útil, que chegam a dispensar serviços de manutenção, além de sistemas de supervisão, comando e controle-microprocessado, de última geração. A sofisticação dessa subestação permitirá seu desempenho com alta confiabilidade sem necessidade de operador no local podendo ser operada pelo Centro de Controle Operacional – CCO.

Outro diferencial importante é a alimentação de energia proveniente da linha de transmissão da Eletropaulo em dois circuitos, que alimentam dois transformadores na tensão de 88/138-22 kv e potência de 33,3 MVA cada.

Esses transformadores trabalharão em paralelo, tendo sido dimensionados para suprir, individualmente, a carga do sistema, prevenindo a eventual falta de energia ou perda de uma das Linhas da Eletropaulo. Assim, fica garantida energização de todos os subsistemas necessários para a operação da Linha Capão Redondo-Largo 13.

A Guido Caloi é chamada de o ‘coração’ do sistema da Linha 5, pois é responsável pelo fornecimento de toda energia necessária em 22 kv. Ela envia a energia para as sete Subestações Auxiliares, uma para cada estação do trecho Capão Redondo-Largo 13, incluindo o pátio de Capão Redondo. Essas unidades auxiliares alimentam os diversos subsistemas e equipamentos como elevadores para pessoas portadoras de deficiências, escadas rolantes, iluminação, telecomunicações, controle de acesso de passageiros e outros.

A Subestação Guido Calói é responsável ainda pelo fornecimento de energia elétrica para as quatro Subestações Retificadoras (Largo 13, Guido Caloi, Vila das Belezas e Capão Redondo), que energizam a rede de tração, possibilitando a circulação dos trens.

O Consórcio Sistrem, integrado pelas empresas Alstom, Siemens, Bombardier, Balfour Beatty, Mitsui, Caf e T’Trans é responsável pela obra, que permitirá a realização dos testes de todos os equipamentos dos vários sistemas, em especial os oito trens que circularão na linha.