Energia: Cesp mantém serviço de Telecheia

Informação via telefone tem discagem gratuita pelo 0800-647-9001

sáb, 29/11/2003 - 15h41 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de interagir com a comunidade, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) mantém um serviço de informação, via telefone, com discagem gratuita (0800).

Embora a maior demanda ocorra no período chuvoso, o Telecheia funciona o ano todo e informa a qualquer cidadão níveis e vazões que estão sendo praticados, programados e previstos nos reservatórios da CESP. O serviço funciona no Centro de Controle da Produção (OPC), instalado na Usina Jupiá, e o número é 0800-647-9001.

A CESP tem seis usinas hidrelétricas: Ilha Solteira, Jupiá e Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), no Rio Paraná; Três Irmãos, no Rio Tietê; Paraibuna, no Rio Paraibuna, e Jaguari, no Rio Jaguari.

Boletim Informativo de Vazões

Durante o período chuvoso, caso ocorram afluências ou vertimentos que configurem operação de controle de cheias em quaisquer das usinas da CESP, inicia-se o processo de envio do Boletim Informativo de Vazões (BIV).

O boletim veicula sistematicamente informações de vazões e níveis verificados (média do dia anterior), programados (média para o dia atual) e previstos (média para o dia seguinte) dos reservatórios da Empresa e permite aos destinatários um acompanhamento da evolução das vazões e portanto, da situação hidrológica no período.

Além de áreas da CESP, o BIV é enviado aos órgãos ligados à Defesa Civil, como Ministério da Integração Nacional, Departamento Estadual da Defesa Civil, prefeituras e delegacias fluviais.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento/ Departamento de Comunicação da CESP